Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Livro reúne tecnologias para desenvolvimento sustentável do Semiárido 

Será lançado nesta quinta-feira (6), no auditório da Embrapa Algodão (Campina Grande/PB), o livro "Difusão de Tecnologias Apropriadas para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro", que reúne uma série de tecnologias voltadas para melhorar a qualidade de vida do homem do campo.

“O livro tem o objetivo de resgatar e disseminar tecnologias multidisciplinares, existentes ou já devidamente testadas, que sejam sustentáveis e de baixo custo, com ênfase na preservação e utilização racional dos recursos naturais, preservação ambiental e outras tecnologias que possam ser facilmente adotadas e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais do Semiárido brasileiro”, afirmou Paulo Roberto Megna, um dos organizadores da publicação.

Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o livro conta com a participação de diversos pesquisadores da Embrapa Algodão. Os cinco primeiros capítulos são de autores da Unidade: Cultivares de algodão colorido para a região Semiárida do Brasil; Descaroçador e prensa enfardadeira itinerante para o beneficiamento do algodão; Máquina descascadora de frutos de mamona para pequenas propriedades; Descascador manual de amendoim; e Tecnologias para a cadeia produtiva do sisal para pequenas propriedades do Semiárido.

“A proposta básica deste livro é reunir e disponibilizar um conjunto de tecnologias apropriadas e validadas para o Semiárido, permitindo, assim, que de forma organizada os diferentes agentes de inovação tecnológica da assistência técnica e extensão rural possam conhecê-las e repassá-las de forma modular e partilhada para os agricultores, construindo em comum as estratégias necessárias para o crescimento e o desenvolvimento agrícola sustentável da região, para que as famílias possam construir dignidade e autonomia econômica e social”, disse o pesquisador da Embrapa Algodão e um dos autores do livro, Odilon Reny Ribeiro.

A publicação foi organizada por Demerval Furtado, José Geraldo Baracuhy e Paulo Roberto Megna Francisco, e conta com autores da Embrapa, do Instituto Penha e Margarida de Desenvolvimento Socioeconômico e Cultural (Ipema), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O livro será distribuído para todos os assentamentos rurais da Paraíba, por meio do Incra. Os interessados também podem fazer o download da publicação, clicando aqui.



Serviço:

Lançamento do livro "Difusão de Tecnologias Apropriadas para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro"
Data: 6 de fevereiro de 2014 (quinta-feira)
Local: Auditório da Embrapa Algodão - Campina Grande/PB
Horário: 15 horas




Edna Santos - MTB-CE 01700
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao