Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Alternativas para o cultivo sustentável e oleaginosas em debate para o Ceará

A produção de sementes de algodão no Ceará, capacitação de técnicos e agricultores e produção sustentável de oleaginosas nas condições do Semiárido cearense foram aspectos debatidos na reunião realizada entre a Embrapa Algodão, Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará SDA/Ce, EmaterCE e as empresas: Beckman Sementes Agropecuária Beckman e OCB/Sescoop-CE, no dia 24 de janeiro na SDA/CE. 

A experiência da Embrapa Algodão é fundamental para a viabilidade de uso da variedade aroeira do algodão, no Semiárido cearense, apesar da observação feita pelo pesquisador Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, Chefe geral da Embrapa Algodão em sua explanação, considerando como variedade não recomendada para o Ceará, levando-se em conta o valor de cultivo e uso (VCU). Entretanto, a variedade é escolhida pela SDA por apresentar elevado teor de óleo na semente, em torno de 25% e pluma de ótima qualidade com fibra de acordo com padrões aceitos pelo mercado internacional e pode ter viabilidade técnica, desde que algumas providências sejam adotadas.

De acordo com o pesquisador é necessário autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o cultivo da variedade; capacitação de técnicos e agricultores produtores de semente; autorização da Superintendência Estadual do Mapa no Ceará para o uso da semente de algodão com linter*; viabilização da unidade de beneficiamento, para separar a semente da pluma, preparando fardos de pelo menos 180 kg; definição do sistema de cultivo (convencional ou agroecológico); definir os objetivos do projeto; estabelecer calendário de atividades integradas (pesquisa, produtor de sementes, produtores e governo do estado).

As medidas a serem adotadas foram setorizadas para dinamizar procedimentos. A Emater/Ce realizará pesquisa que comprove a realização de assistência técnica a produtores de algodão, variedade aroeira, bem como dos índices de produção alcançados nos respectivos cultivos para fundamentar argumentos que a Embrapa apresentará ao Mapa visando a autorização. A Embrapa Algodão dará apoio ao projeto e à capacitação de técnicos e de produtores que ocorrerá de forma segmentada de acordo com os momentos de evolução da cultura definindo-se  a cidade de Crateús para a realização de curso, em data a ser aprovada. O beneficiamento da produção ficará a cargo da empresa Beckman Sementes com aquisição de equipamento para atender à demanda.

Outras oleaginosas

Em relação a outras oleaginosas, indagado sobre alternativas para o Semiárido cearense, Napoleão Beltrão reiterou que as alternativas sustentáveis de oleaginosas para o Semiárido nordestino em regime de sequeiro são a mamona e algodão, demonstrado no Documento 220 da Embrapa, que pode ser lido na íntegra no endereço eletrônico: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPA-2010/23668/1/DOC220.pdf. Porém, o gergelim continua sendo citado e afirmado como opção sustentável de consórcio com a cultura do algodão

 * linter é o nome que se dá ao material constituído pelas fibras relativamente curtas, que ainda ficam aderidas ao caroço do algodão depois da operação de escaroçamento. Com o linter se produz o algodão hidrófilo ou algodão de farmácia, mundialmente conhecido.

 Jany Cardoso - (MTB-DF 08337) 
Edna Santos - (MT - CE 01700 JP)
Contato: (83) 3182.4312
sac@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao