Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Projeto da Embrapa Algodão pesquisa o uso de bioativos de espécies vegetais

O potencial de óleos e extratos vegetais usados no controle de doenças e pragas do amendoim é objeto de estudos no projeto “Alternativas tecnológicas para manejo de pragas da lavoura do amendoim por meio de bioativos derivados de espécies vegetais”. Pesquisadores da Embrapa Algodão, Embrapa Cenargen, da UFRPE, UFPB e UFAL compreendem a equipe multidisciplinar nas áreas de química, bioquímica, fitotecnia, fisiologia vegetal, fitossanidade e biotecnologia.

Com duração de três anos, o projeto teve seu início em julho de 2011 e, é composto de seis planos de ação (PA) – cinco já estão em andamento. As pesquisas apontam resultados relevantes como: três óleos essenciais e dois extratos de planta com potencial para controle de doenças e pragas do amendoim. A pesquisadora da Embrapa Algodão e coordenadora do projeto, Roseane Cavalcanti, disse que o próximo passo “é estudar a estrutura bioquímica do princípio ativo de cada espécie a fim de avançar nos trabalhos de isolamento e/ou síntese dos metabólitos primários ou secundários que serão realizados na UFAL, em Maceió. No final da pesquisa, os produtos sintetizados serão utilizados em trabalhos de validação, em Barbalha (CE) e Goiana (PE), para atestar sua utilidade no controle das pragas propostas, além de estimar a redução de custo no manejo, devido à adoção de produtos de origem vegetal”.

A linha de pesquisa utilizada é estratégica, pois envolve sustentabilidade da lavoura aproveitando os recursos disponíveis na natureza com possibilidade de redução de custos. Segundo a coordenadora, o leque de investigação na linha de agroecologia é enorme e mais pesquisas neste segmento devem ser estimuladas visando posterior validação e recomendação de tecnologias que possam ser adotadas pelos agricultores de forma mais econômica e agroecológica”.

O projeto é integrante da Rede Nacional de Pesquisa em Agrobiodiversidade e Sustentabilidade Agropecuária – REPENSA, com recursos do CNPq e Embrapa.

Colaboração - Jany Cardoso
Edna Santos - (MTB-CE 01700 JP)
Contato: (83) 3182.4312
sac@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao