Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Mini agroindústria para beneficiamento do gergelim será inaugurada no Piauí

A parceria para consolidar o polo de produção de gergelim no município de Simplício Mendes/PI, mantida entre a Embrapa Algodão e Meio Norte, com a Fraternidade de São Francisco de Assis-FFA, agricultores familiares e lideranças rurais locais, será fortalecida e ampliada com a implantação e inauguração de uma mini agroindústria de beneficiamento do gergelim. O evento acontece no próximo dia 11 de novembro, às 10h, no anexo ao Colégio Agrícola e faz parte da programação das atividades previstas para a semana especial sobre o gergelim orgânico a ser realizada, no período de 9 a 11 de novembro de 2011, na região.

O projeto ”Desenvolvimento de comunidades de agricultores familiares do Piauí por meio do gergelim orgânico” foi iniciado em 2008 sob a coordenação do pesquisador  Paulo de Tarso Firmino. Tem por foco o desenvolvimento comunitário baseado na verticalização da cultura via agroindustrialização do gergelim e do mel produzidos pelas comunidades.   Os equipamentos foram adquiridos com recursos do projeto e cedidos pela Embrapa Algodão, em comodato, à fraternidade até 2013. Este é o prazo que, para que a comunidade adquira posteriormente o seu maquinário com recursos próprios.

 As atividades previstas pelos pesquisadores compreendem visitas às comunidades Lagoa do Juá, Queimada Nova, Lagoa de Povoação, Veredas, Barreiro Grande, São Francisco de Assis e Barra Bonita, contempladas pelo projeto. Além de encontros com produtores de mel, gergelim e caprinos em Bela Vista do Piauí o grupo visitará o entreposto de mel e à UEPA (Unidade de Extração de Produtos Apícolas) na comunidade Nova Casa.

Histórico

Em 2004, a Embrapa Algodão foi procurada pelo Padre Geraldo Gereon, líder da comunidade “Fraternidade de São Francisco de Assis” em busca de apoio para melhorar a qualidade de vida de agricultores locais através do plantio do algodão orgânico. A comunidade fica no município do mesmo nome, no Piauí, distante 370 km da capital, Teresina.

Sob a responsabilidade do pesquisador Vicente de Paula Queiroga foi implantada uma UTD/Escola de campo de algodão para experiência com o cultivo orgânico. No entanto, o resultado não teve o sucesso esperado – o emprego de agroquímicos para viabilizar a cultura, na região, ia de encontro à Fraternidade que estimula o uso de culturas orgânicas.

A cultura do gergelim orgânico foi indicada por ser mais adaptada à falta de chuvas, com menor incidência de pragas e doenças apresentando menor perda de produtividade no cultivo orgânico naquela região. A apicultura já era uma atividade desenvolvida, mas não o suficiente para provocar mudanças significativas na geração de emprego e renda. Foram realizadas experiências, em 2007, que permitiram identificar as necessidades e anseios da população local, aliado aos resultados da pesquisa. Com esses resultados junto à comunidade, o pesquisador Paulo de Tarso Firmino e o assistente de pesquisa Ayice Chaves Silva, em 2008, elaboraram um projeto (Macro 6), e esse mesmo ano agrícola já foi um marco com a colheita de  cerca de 15 toneladas de gergelim. Hoje, a produção é de cerca de 50 toneladas, sendo comercializadas 45 toneladas, aproximadamente.

O projeto culmina com a implantação da mini agroindústria que vai permitir a limpeza, seleção, classificação, embalagem de grãos in natura de gergelim orgânico, agregando maior valor à produção. Em uma segunda etapa, acontecerá a extração e filtragem de óleo de gergelim quando o produto poderá agregar até 800% de valor à matéria prima. Após essa fase, serão processados produtos à base de gergelim e mel, como o tahine e outros, desenvolvidos e/ou adaptados especialmente para a comunidade pelo Laboratório de Tecnologia de Alimentos da Embrapa Algodão – LTA.


Colaboração Jany Cardoso
Jornalista responsável:
Edna Santos – (MTB-CE 01700 JP)
Embrapa Algodão
Contato: (83) 3182.4312
sac@cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao