Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
FAO visita projeto algodão em consórcios agroecológicos

Uma delegação formada por 45 representantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO visita a Paraíba esta semana com o objetivo de conhecer as experiências agroecológicas do Estado. Entre os projetos a serem visitados pela organização está o Algodão em Consórcios Agroecológicos, coordenado pelo Projeto Dom Helder Câmara – PDHC, em parceria com a Embrapa Algodão.

Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA a chamada Gira Técnica FAO também visa formar lideranças para a gestão territorial rural na Paraíba. Na programação estão previstas reuniões com técnicos, agricultores, lideranças, prefeituras e representantes da Emater para discutir sobre agroecologia, sustentabilidade ambiental e segurança alimentar. As visitas começaram nesta segunda, 31, e seguem até sexta-feira, dia 4.

Nesta terça-feira, 1º, a comitiva visita a comunidade de Pitombeira, município de Sumé, no território do Cariri. A comunidade trabalha com a produção de algodão em consórcio agroecológico e de alimentos como frutas e hortaliças para vender na feira agroecológica de Sumé.

Outra comunidade visitada pela comitiva nesta terça é a do assentamento Serrote Agudo, no município da Prata, na mesma região. O assentamento tem forte organização social e com experiências na produção agroecológica. Durante o encontro, serão abordados temas como a produção de Algodão em Consórcio Agroecológico, frutas, hortaliças e caprino leiteiro. A comunidade também apresentará experiências com captação e armazenamento de água da chuva.

Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos

Coordenado pelo Projeto Dom Helder Câmara, em parceria com a Embrapa Algodão, o projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos conta atualmente com 479 famílias cadastradas em seis territórios da cidadania do Ministério do Desenvolvimento Agrário: Cariri Paraibano (PB), Sertão do Apodi (RN), Sertão do Pajeú e Sertão do Araripe (PE), Sertão Central e Sertão dos Inhamuns (CE). Na Paraíba, um total de 191 agricultores estão cadastrados nos municípios de Monteiro, Livramento, Prata, Sumé, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Camalaú.

Desde 2008, o projeto vem trabalhando toda a cadeia produtiva do algodão, ensinando ao agricultor desde o modo correto de cultivar a terra até a comercialização da pluma. Os produtos orgânicos passam pelo processo de certificação para que possam ser comercializados no chamado comércio justo. Assim, o agricultor é bonificado com um preço diferenciado, pois negocia diretamente com os empresários, excluindo a função do atravessador. No consórcio, além do algodão, os agricultores também plantam outras culturas alimentares que são usadas para o consumo familiar ou para vender em feiras orgânicas, garantindo uma renda extra ao final da colheita e contribuindo para a segurança alimentar das suas famílias e dos consumidores desses produtos.


Jornalista Responsável: Edna Santos – (MTB-CE 01700 JP)
Embrapa Algodão
Contato: (83) 3182.4312
sac@cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao