Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Dias de Campo abordam algodão na agricultura familiar de Sergipe

Com o tema Algodão na agricultura familiar de Sergipe, a Embrapa Algodão promoveu nesta semana dois Dias de Campo: o primeiro, no município de Carira (dia 18), e o segundo, em Nossa Senhora Aparecida (nesta quinta-feira, 20). Durante os eventos foram apresentadas palestras para agricultores e técnicos agrícolas daquele Estado sobre o modelo de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) das Unidades de Teste de Demonstração - UTDs/Escolas de Campo; sistema de cultivo do algodão, colheita e beneficiamento; verticalização, comercialização e manejo pós-colheita.

Na ocasião, técnicos da Embrapa e Emdagro mostraram aos participantes as novas possibilidades da cultura do algodão como forte aliada para a agricultura familiar e para os assentamentos, que podem utilizá-lo em consórcio com outras culturas, garantindo renda extra e segurança alimentar para o pequeno produtor.

Os eventos fazem parte do projeto de revitalização do algodão na agricultura familiar que está sendo desenvolvido pela Unidade, em parceria o Governo do Estado de Sergipe e a Empresa de Desenvolvimento Agrário de Sergipe – Emdagro. “Neste ano, nós já implantamos 20 UTD’s em Sergipe para a produção de algodão agroecológico, com as cultivares BRS Topázio e 8H”, informou o supervisor de Transferência de Tecnologia da Unidade, Waltemilton Cartaxo.

Conforme o agrônomo e assessor da Emdagro, Jodemir Pires, o Dia de Campo em Carira possibilitou demonstrar de forma prática a possibilidade de retornar à cultura do algodão como mais uma alternativa de diversificação de produção para Sergipe. Ele enfatizou o leque de opções para o cultivo, o manejo adequado e a sustentabilidade, aliados à possibilidade de produção do algodão colorido em sistema de cultivo agroecológico.

Ele ressaltou ainda que dentro da proposta de revitalização da cultura em Sergipe está a implantação de uma miniusina para beneficiamento da fibra para fiação e aproveitamento do caroço para extração do óleo para o biodiesel, enquanto o resíduo das plantas serão transformados em torta de algodão para alimentação animal.



Edna Santos – (MTB-CE 01700 JP)
Com informações da Emdagro
Embrapa Algodão
Contato: (83) 3182.4312
sac@cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao