Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Pesquisadores da Embrapa Algodão participam de missão de capacitação no Mali

Pesquisadores da Embrapa Algodão estão participando de uma nova missão do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Algodoeiro dos Países do Cotton-4, composto por Benin, Burkina Faso, Chade e Mali. Desta vez, o foco da missão é capacitar pesquisadores, técnicos e extensionistas desses países em Sistema de Plantio Direto do Algodoeiro, com o objetivo de contribuir para o manejo correto, conservação e fertilidade dos solos agrícolas africanos.

A capacitação será ministrada em Bamako, Mali, no período de 29 de setembro a 7 de outubro, pelos pesquisadores Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira, Ana Luíza Dias Coelho Borin e Gilvan Barbosa Ferreira. “Os treinamentos envolvem técnicas de cultivo em sistemas de plantio direto, manejo e conservação de solos, manejo da fertilidade do solo, nutrição e adubação do algodoeiro, além de acompanhar e discutir as ações de pesquisa e de transferência de tecnologia para o ambiente e realidade dos países do projeto Cotton-4”, informou o pesquisador Alexandre Cunha.

Durante a capacitação também serão abordados temas como: A evolução dos sistemas de produção agrícola no Brasil, o papel dos fertilizantes para o desenvolvimento da agricultura, Nutrição mineral do algodoeiro e adubação com foco em sistemas de produção, Adubação orgânica – uso de estercos e compostos orgânicos, A matéria orgânica e a qualidade do solo e Espécies de cobertura do solo e esquemas de rotação de culturas agrícolas.

Em continuidade às ações do Projeto Cotton-4, no mês de outubro também estão programadas palestras e orientações do pesquisador da Embrapa Algodão, o entomologista Raul Porfírio de Almeida, sobre a produção massal e manejo de Trichogramma no algodoeiro para controle de pragas lepdopteras (mariposas e borboletas), bem como, coletas de Trichogramma na África para posterior identificação de espécies locais. Com isso, espera-se conhecer as espécies mais adaptadas do parasitóide e sua correta utilização no programa de controle biológico proposto pela Embrapa e pelos próprios pesquisadores africanos do Cotton-4.

Cotton-4

Iniciado em 2009, o Cotton-4 é coordenado pela Embrapa em conjunto com a Agência Brasileira de Cooperação – ABC, do Ministério das relações Exteriores, e visa contribuir para o aumento da competitividade da cadeia produtiva do algodão nos países do Cotton-4, dentro do espírito de Cooperação Sul-Sul. O projeto consiste no apoio do governo brasileiro por meio de atividades de transferência de tecnologia e capacitação de pesquisadores dos quatro países em temas como controle biológico de pragas; manejo integrado do solo e melhoramento genético do algodão.


Edna Santos – (MTB-CE 01700 JP)
Embrapa Algodão
Contato: (83) 3182.4312
sac@cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao