Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Embrapa capacita técnicos da Emater sobre produção, certificação e comercialização de algodão agroecológico

Cerca de 40 extensionistas da Emater Paraíba, técnicos de organizações não-governamentais e filhos de agricultores familiares participam, desta terça (16) a quinta-feira (18), do seminário “Capacitação sobre Sistema de Produção e Certificação de Algodão Agroecológico”, promovido pela Embrapa Algodão em parceria com a Rede Paraíba de Algodão Agroecológico, com o apoio da Ong Arribaçã e Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). O treinamento acontece no auditório principal da Unidade e também envolverá atividades de campo.

“O nosso objetivo é fortalecer o processo de produção do algodão orgânico agroecológico no Estado, tendo em vista que a Emater tem uma capilaridade muito boa e está presente nos 223 municípios da Paraíba”, informa o coordenador regional da Emater em Campina Grande, Sales Júnior.

Segundo ele, os técnicos da Emater/Sedap que serão treinados pelos profissionais da Embrapa Algodão irão atuar em 18 municípios, atendendo 134 famílias que cultivam algodão numa área de 172 hectares. “Nossa meta para o próximo ano é expandir o cultivo do algodão em sistema orgânico agroecológico para 900 a mil famílias.

O programa do curso abordará temas como Manejo cultural (qualidade de sementes, rotação das áreas, época de plantio, espaçamento e densidade, consórcios agroecológicos, desbaste, convivência com plantas, espontâneas, doenças e insetos); Boas práticas de colheita, armazenamento e beneficiamento (época, sacaria, horário, estoque na propriedade, etapas do beneficiamento, rendimentos); Certificação (lei dos orgânicos, histórico da certificação, Organização de Controle Social – OCS, Sistema de Controle Interno – SCI, tipos de certificação, documentação, inspeções, visitas etc.); e Comercialização (influência da certificação, preços, mercados, custos de produção, tipos de classificação, e outros produtos certificados).

Ao final do treinamento, os participantes visitarão unidades produtoras de algodão agroecológico nos municípios de Arara e Remígio-PB.


Edna Santos – (MTB-CE 01700 JP)
Contatos: (83) 3182.4361
edna.santos@cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao