Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Caolim é alternativa natural para controle de pragas do algodoeiro

Um dos grandes desafios enfrentados atualmente pelos pesquisadores brasileiros da área agrícola é o desenvolvimento de pesquisas para a produção de algodão orgânico, ou seja, sem o uso de agrotóxicos. Por se tratar de uma cultura muito atacada por pragas, principalmente o bicudo, o plantio de algodão recebe muitas aplicações de produtos químicos. Para mudar essa realidade, a Embrapa Algodão desenvolveu um inseticida natural à base de caolim - um pó de rocha de cor branca, composto por silicato de alumínio, que vem sendo utilizado no combate ao bicudo do algodoeiro. O Prosa Rural desta semana fala sobre esse produto alternativo que vem auxiliando produtores de algodão agroecológico na região da Cariri Paraibano.

O pesquisador da área de entomologia e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Algodão, Carlos Alberto Domingues da Silva, explica que o caolim deve ser diluído em água e depois pulverizado nas plantações afetadas. “Após a pulverização do caolim, a planta fica tingida de branco, tornando-se irreconhecível para o bicudo, além de atrapalhar a sua movimentação e alimentação, pois as partículas aderem ao corpo do inseto”, detalha. O pesquisador recomenda que as aplicações com caolim sejam realizadas sempre que 5% da lavoura de algodão apresentar botões florais atacados pelo bicudo.

O caolim vem sendo utilizado por pequenos produtores da região Nordeste que produzem o algodão agroecológico em regime de agricultura familiar. “Os resultados são promissores porque as aplicações têm demonstrado eficiência semelhante à utilização dos produtos químicos convencionais sintéticos utilizados no controle da praga”, avalia Carlos Alberto. Com o uso do inseticida à base de caolim e de outras tecnologias desenvolvidas pela Unidade (como a catação dos botões florais danificados pelo inseto), os pequenos produtores chegam a vender o algodão orgânico por preço até três vezes maior que o tradicional.

Saiba mais o sobre o uso do caolim no combate do bicudo na produção do algodão agroecológico ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Para conferir o programa, clique aqui.

Edna Santos – (MTB-CE 01700 JP)
Contatos: (83) 3182.4361
edna.santos@cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao