Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Cadeia produtiva do algodão agroecológico promove seminários na Paraíba e no Piauí


Nesta semana, a Embrapa Algodão marca presença em dois eventos estaduais da cadeia produtiva do algodão agroecológico. A Unidade está participando do Encontro da Rede Paraíba de Algodão Agroecológico, que acontece de hoje a sábado, no Centro Marista de Eventos, no município de Lagoa Seca. A Embrapa também está presente no Seminário Estadual do Algodão Agroecológico, realizado de 25 a 27 de maio, em Paulistana, no Piauí.

Os dois seminários têm como objetivo expandir e fortalecer a cadeia produtora do algodão agroecológico no Semiárido nordestino. Entre os participantes estão produtores, representantes de Organizações Não Governamentais e técnicos de órgãos oficiais.

O pesquisador da Embrapa Algodão, Melchior Batista, foi um dos palestrantes do evento no Piauí e abordou a questão do manejo do algodão agroecológico. Também foram discutidos temas como a certificação orgânica e a comercialização.

Na Paraíba, serão apresentados um histórico da produção do algodão agroecológico na região da Borborema, o panorama da comercialização da fibra no ano de 2010, a questão do algodão transgênico, o controle social da produção, entre outros assuntos. A Embrapa será representada pelo pesquisador Fábio Aquino de Albuquerque

Algodão em Consórcios Agroecológicos

A Embrapa Algodão é parceira do projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos que conta atualmente com 527 famílias cadastradas em seis territórios da cidadania do Ministério do Desenvolvimento Agrário: Cariri Paraibano (PB), Sertão do Apodi (RN), Sertão do Pajeú e Sertão do Araripe (PE), Sertão Central e Sertão dos Inhamuns (CE).

Coordenado pelo Projeto Dom Helder Câmara, desde 2008, o projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos trabalha toda a cadeia produtiva do algodão, ensinando ao agricultor desde o modo correto de cultivar a terra até a comercialização da pluma. Os produtos orgânicos passam pelo processo de certificação para que possam ser comercializados no chamado comércio justo por um preço diferenciado, no mínimo 30% acima dos preços praticados pelo mercado convencional. 



Edna Santos – (MTB-CE 01700 JP)
Colaboração - Silas Batista
Contatos: (83) 3182.4361/4312
edna.santos@cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao