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Seminário reúne agricultores familiares com empresas do mercado justo para venda do algodão orgânico


Aproximar os pequenos produtores de algodão agroecológico das empresas do mercado justo, promovendo a venda da pluma sem o intermédio de atravessadores. Esse é o principal objetivo do Seminário Interterritorial entre Organizações de Bases Familiares com Empresas Ligadas ao Comércio Justo e Mercado Orgânico do Algodão, que será promovido de 10 a 13 de maio, no município de Martins, no Rio Grande do Norte.

Durante o evento estarão presentes os representantes dos agricultores familiares ligados ao projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos, que conta atualmente com 527 famílias cadastradas em seis territórios da cidadania do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. São eles: Cariri Paraibano, Sertão do Apodi (RN), Sertão do Pajeú e Sertão do Araripe (PE), Sertão Central e Sertão dos Inhamuns (CE).

Entre as empresas esperadas para o seminário estão as francesas Tudo Bom, Veja e Envão e as nacionais YD Confecções, Malhas Martins e Coletivo Verde.

Segundo o coordenador técnico do projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos e pesquisador da Embrapa Algodão, Fábio Aquino de Albuquerque, a meta é comercializar toda a produção que ainda está no campo durante o evento. “Nós ainda não temos como precisar a quantia a ser colhida, mas a estimativa de produção é de 40 toneladas de algodão”, adianta.

 A programação do seminário contará com apresentação do projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos, oferta das organizações representantes dos agricultores, apresentação dos compradores e caracterização da demanda, visita de campo a um consórcio agroecológico a uma associação de agricultores, rodada de negócios e discussão sobre as condições de compra.

Algodão em Consórcios Agroecológicos

Coordenado pelo Projeto Dom Helder Câmara em parceria com a Embrapa Algodão, desde 2008, o projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos trabalha toda a cadeia produtiva do algodão, ensinando ao agricultor desde o modo correto de cultivar a terra até a comercialização da pluma. Os produtos orgânicos passam pelo processo de certificação para que possam ser comercializados no chamado comércio justo. Assim, o agricultor é bonificado com um preço diferenciado, pois negocia diretamente com os empresários, excluindo a função do atravessador.

No consórcio, além do algodão, os agricultores também plantam outras culturas alimentares que são usadas para o consumo familiar ou para vender em feiras orgânicas, garantindo uma renda extra ao final da colheita e contribuindo para a segurança alimentar das suas famílias e dos consumidores desses produtos.



Edna Santos – (MTB-CE 01700 JP)
Contatos: (83) 3182.4312
edna.santos@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao