Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Embrapa participa do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto


A Embrapa Algodão participa, de 30 de abril a 5 de maio, em Curitiba-PR, do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, o maior evento em Sensoriamento Remoto da América Latina, que ocorre a cada dois anos no Brasil, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Durante o simpósio, serão apresentadas novas tecnologias para o Sistema de Informação Geográfica (SIG), sensoriamento remoto e áreas afins.

“Serão apresentados trabalhos do mundo inteiro e nas sessões técnicas voltadas a agricultura há uma forte participação de várias Unidades da Embrapa”, informa a analista da Embrapa Algodão, Ziany Neiva. “Haverá também um workshop somente sobre o sensoriamento remoto voltado à agricultura nos países emergentes, denominados BRIC - Brasil, Rússia, Índia e China, com a apresentação do uso de sensoriamento remoto e suas potencialidades nesses países”, acrescenta.

Entre outros temas que serão abordados nos workshops estão: as mudanças de uso da terra, mudanças climáticas, monitoramento da meteorologia voltado à agricultura e preservação de matas e florestas.

Durante o evento, a equipe responsável pela área de Sistema de Informação Geográfica, dentro do projeto de Agricultura de Precisão (AP) da Embrapa, se reunirá para avaliar os resultados já obtidos e definir as novas necessidades do projeto. A reunião contará com a participação representantes de oitos Unidades da Embrapa, que apresentarão diversos trabalhos no evento.

Representando a Embrapa Algodão, Ziany Neiva apresentará dois trabalhos: Índices de vegetação obtidos por imagens de satélite como estimadores do IAF (Índice de Área Foliar) e nitrogênio no algodoeiro (pôster) e Estimativa da necessidade hídrica do algodoeiro irrigado usando imagens de satélite (sessão oral).

Segundo Ziany, na Embrapa Algodão o sensoriamento remoto utilizando imagens de satélite e espectrorradiometria de campo é usado para a estimativa da produtividade do algodoeiro com a avaliação nutricional da cultura em projetos que vão desde o Cerrado até o Semiárido.

Mais informações podem ser obtidas na página do evento: http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/.


Edna Santos – (MTB-CE 01700 JP)
Contatos: (83) 3182.4312
edna.santos@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao