Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Palestra marca comemoração do Dia Nacional da Conservação do Solo


Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, a Superintendência Federal de Agricultura na Paraíba (SFA-PB), realiza no próximo dia 14 de abril, a partir das 9 horas, palestra abordando a temática da conservação do solo, com foco em agricultura de baixa emissão de carbono. O palestrante será o chefe geral da Embrapa Algodão, Napoleão Beltrão. O objetivo do evento é divulgar no meio acadêmico e no segmento agropecuário a necessidade se estabelecer uma agricultura baseada na preservação dos recursos naturais.

Segundo Beltrão, a conservação dos solos é fundamental para sustentabilidade da agricultura e, por isso, tem sido foco de diversas ações e projetos na Embrapa Algodão. “A situação de quase 60% dos solos da Paraíba foi classificada como muito grave quanto aos riscos de desertificação pelo Ministério do Meio Ambiente. Para frear esse processo de deterioração dos nossos solos, no final do ano passado nós promovemos, em parceria com Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento um curso sobre uso, manejo e conservação do solo e da água, com ênfase no controle da desertificação no semiárido brasileiro, que reuniu diversos profissionais de assistência técnica e extensão rural, entre outros profissionais ligados à agricultura”, relata.

Neste ano, está sendo implantando o projeto de “Manejo e conservação de solos cultivados no Estado da Paraíba”, com foco na difusão de tecnologias e de sistemas produtivos sustentáveis, voltados à recuperação de áreas degradadas e à sua reincorporação ao processo produtivo, bem como, na capacitação de técnicos de empresas estaduais de assistência técnica e extensão rural e de agricultores sobre o uso, manejo, conservação do solo e água.

“Nós já escolhemos cinco propriedades agrícolas que funcionarão como Unidades de Teste e Demonstração/Escolas de Campo do projeto. O próximo passo será a coleta de amostras de solo para realizar a caracterização e analisar suas deficiências” explica o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, Odilon Reny Ribeiro. “A partir dessas análises é que se dará início às práticas de manejo e conservação do solo, tais como, plantio em curva de nível, cordão em contorno, preparo do solo com arado escarificador, entre outras”, explica.

Odilon ressalta que, inicialmente, o projeto se concentrará nos municípios pertencentes à sub-bacia do Médio Rio Paraíba, mas a meta da Embrapa Algodão é ampliar as ações conservacionistas para as outras áreas do Estado e da região Nordeste, por meio de um projeto maior, em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura na Paraíba e o Ministério da Agricultura, respectivamente.

Essas e outras ações da Embrapa Algodão serão apresentadas nesta quinta-feira, no auditório principal Superintendência Federal de Agricultura na Paraíba, na Estada de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa.

Serviço:
Palestra - Conservação do solo, com foco em agricultura de baixa emissão de carbono
Data: 14 de abril (quinta-feira)
Horário: 9 horas
Local: auditório principal da Superintendência Federal de Agricultura na Paraíba (Estrada de Cabedelo, vizinho ao Forrock, na região metropolitana de João Pessoa)
Mais informações: (83) 3216-6308


Edna Santos – (MTB-CE 01700 JP)
Dalmo Oliveira –  (MTb-PB 0859)
Contatos: (83) 3182.4312
sac@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao