Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Encontro estimula produtores de milho de Sergipe a adotarem rotação de cultura com algodão

Com o objetivo de estimular os agricultores de Sergipe a promover a rotação de cultura em suas propriedades, a Embrapa Algodão participou do I Encontro de Produtores de Milho e Cultura do Algodão, nesta quinta-feira, 24, na Fazenda Vapor, município de Frei Paulo, em Sergipe. O evento foi promovido pela Biocampo Agrícola, com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), entre outros parceiros.

Durante o encontro, o sócio da Biocampo Agrícola, Ítalo Magno Magalhães Costa, ressaltou a importância de se estimular os produtores de milho de Sergipe, particularmente dos municípios de Carira, Frei Paulo, Simão Dias, Pinhão e Ribeirópolis, a adotarem o algodão como alternativa para a rotação de cultura. Ele também destacou o papel da parceria entre a Seagri, setor têxtil e agricultores para o processo de retorno da cultura do algodão para processamento industrial a Sergipe, que poderá beneficiar o Estado com uma nova cultura e novos mercados.

O supervisor da Área de Comunicação Empresarial e Negócios Tecnológicos da Embrapa Algodão, Waltemilton Cartaxo, abordou a formação de Núcleos de Produção do Algodão Empresarial no Estado de Sergipe. Ele salientou a cotação recorde do algodão no mercado internacional, bem como, outras vantagens da adoção da rotação de cultura pelos produtores de milho. “Com a rotação, evita-se exaurir o solo e a quebra de safra com a queda de produtividade, como também, o aparecimento de pragas e doenças que promoveriam aumento no custo de produção”, explicou.

Cartaxo apresentou ainda as ações do Governo de Sergipe, através da Seagri, em parceira com a Embrapa, tais como, a realização de cursos sobre a cultura do algodão para técnicos da Emdagro, visando multiplicar a difusão de tecnologia entre os produtores de milho e de outras culturas, dentro da política governamental de diversificação, evitando-se a monocultura. “Na parceria entre a Seagri, Embrapa Algodão e a Emdagro serão implantadas 40 Unidades de Teste e Demonstração/Escola de Campo e, para maior segurança do modelo, será ministrado um curso sobre o cultivo do algodão agroecológico na agricultura familiar, nos dias 12 e 13 de abril, visando capacitar 30 técnicos e lideranças, para atuarem na formação dos núcleos de produção a serem implantados na safra 2011”, afirmou.

Edna Santos – (MTB-CE 01700 JP)
Com informações de Luduvice José
Contatos: (83) 3182.4312
sac@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao