Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Embrapa recebe pesquisadores de Moçambique em reunião do ProSavanas

A Embrapa promoveu nos dias 14 e 15 de março, na Sede, em Brasília, reunião sobre o Programa de Cooperação para o Desenvolvimento Agrícola da Savana Tropical de Moçambique - ProSavanas. O objetivo do encontro foi discutir as ações que serão desenvolvidas na região do Corredor de Nacala, em Moçambique, a partir do segundo semestre deste ano. A reunião contou com a presença de pesquisadores da Embrapa e do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA e da Agência Brasileira de Cooperação - ABC. O programa terá duração de cinco anos e será implantado nas regiões de Niassa e Nampula.

Na ocasião, os pesquisadores de Moçambique apresentaram palestras sobre o programa de pesquisa desenvolvido nas regiões em que o ProSavanas vai atuar.  “Também foram apresentadas as principais lavoura cultivadas, sendo o amendoinzeiro e o algodoeiro, consideradas importantes lavouras para o agronegócio de Moçambique”, relatou o pesquisador da Embrapa Algodão, Raul Almeida.

Os pesquisadores da Embrapa fizeram apresentação dos cinco projetos componentes do ProSavanas: Infraestrutura; Socioeconomia e meio ambiente; Desenvolvimento e disponibilização de tecnologias para a utilização sustentável dos recursos naturais; Desenvolvimento e difusão de tecnologias de cultivo (Sistemas de produção para excedentes exportáveis e Sistemas de produção para agricultura familiar); e Unidades Demonstrativas.

“Após exposição de todos os projetos componentes e discussão das propostas a serem desenvolvidas no ProSavanas, ficou prevista para o próximo mês de abril a visita a Moçambique de pesquisadores da Embrapa, técnicos da JICA e da ABC, visando obter mais subsídios técnicos para conclusão do projeto que irá nortear as ações de pesquisa do ProSanavas”, segundo Raul Almeida.

ProSavanas

O ProSavanas tem por objetivo promover o desenvolvimento agrícola e rural na região do Corredor de Nacala, em Moçambique, melhorar a competitividade do setor, a produtividade dos pequenos produtores e a segurança alimentar. Durante o ProSavanas, serão envolvidos cerca de 40 mil agricultores na produção e processamento de produtos agrícolas, desenvolvimento de ferramentas, infraestrutura, informações técnicas e cultivares melhorados.



Edna Santos – (MTB-CE 01700 JP)
Com informações do pesquisador Raul Almeida
Contatos: (83) 3182.4312
sac@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao