Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Pesquisadores da Embrapa participam de Semana Científica sobre Mamona na Colômbia

A Embrapa Algodão marca presença na Semana Científica, Tecnológica e Comercial da Mamona, que acontece de 14 a 18 de março, na Colômbia. O evento será promovido pela Corporação Colombiana de Investigação Agropecuária – Corpoica e Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia com o objetivo de socializar informações sobre o cultivo da mamona entre os agricultores daquele país.

Com o tema Alternativa Produtiva, Energética e Agroindustrial para Colômbia, o evento será realizado no Centro de Investigación La Selva, em Rionegro, (Antioquia) com a participação de pesquisadores da Colômbia, Brasil, Estados Unidos e Porto Rico. A programação contará com diversas atividades de transferência de tecnologia, tais como, cursos, seminário técnico, dias de campo e lançamento da primeira variedade colombiana de mamona.

Na ocasião, os pesquisadores da Embrapa Algodão, Liv Soares e Márcia Barreto ministrarão palestras no Curso internacional: Agroindústria e Cultivo nos dias 14 e 15 de março. O pesquisador Liv Soares abordará a temática da Deficiência hídrica nas plantações de mamona. Já a palestra da pesquisadora Márcia Barreto será sobre Recursos genéticos e melhoramento da produção de mamona no Brasil.

Mamona

O principal produto da mamoneira (Ricinus communis L.) é o óleo, matéria prima de grande importância na indústria ricinoquímica devido a sua versatilidade. Graças à sua elevada viscosidade e estabilidade em altas e baixas temperaturas, o óleo da mamona tem centenas de aplicações dentro da indústria química, sendo usado em uma gama de produtos como graxas, lubrificantes, tintas, vernizes, detergentes, espumas e materiais plásticos para diversos fins.
 
No Brasil, a mamona foi escolhida pelo programa brasileiro de biodiesel, como uma das oleaginosas fornecedoras de matéria prima para fabricação de biodiesel, pela sua ampla adaptação para o cultivo na região semi-árida, possibilitando a geração de renda para pequenos produtores sem opções agrícolas rentáveis. Entre os maiores produtores mundiais de mamona estão a Índia, a China e o Brasil. Para atender à demanda dos produtores brasileiros, a Embrapa Algodão desenvolveu três cultivares de mamona - BRS Nordestina, BRS Paraguaçu e a BRS Energia.


Edna Santos – (MTB-CE 01700 JP)
Colaboração: Silas Batista
Contatos: (83) 3182.4312
edna.santos@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao