Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Embrapa Algodão participa de programa ProSavanas


A Embrapa Algodão participou, no dia 3 deste mês, de reunião sobre o Programa de Cooperação para o Desenvolvimento Agrícola da Savana Tropical de Moçambique, o ProSavanas, na Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa (SRI), em Brasília-DF, onde foi representada pelo pesquisador Raul Almeida.

Segundo o pesquisador, durante a reunião se discutiu a elaboração do componente 4 do ProSavanas, que foi concebido como um programa de desenvolvimento agrícola e rural na região do Corredor de Nacala, em Moçambique. “O objetivo é melhorar a competitividade do setor agrícola, no que diz respeito à segurança alimentar, com vistas ao aumento da produtividade dos pequenos produtores, assim como à geração de excedentes exportáveis, via agricultura voltada ao agronegócio”, explica.

Previsto para ser assinado em 30 de junho do corrente ano, o programa será executado em cooperação triangular envolvendo o Brasil, Japão e Moçambique. “Atuarão conjuntamente neste programa e com responsabilidades específicas, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA e o Ministério da Agricultura de Moçambique (MINAG)”, relata Raul Almeida.

Conforme o pesquisador, com este projeto pretende-se criar modelos de desenvolvimento agrícola sustentáveis na região da savana tropical de Moçambique, levando-se em consideração a preservação ambiental, a orientação da produção para o mercado e o desenvolvimento agrícola, rural da região do Corredor de Nacala, que será a área-alvo. “As principais culturas a serem trabalhadas neste projeto são milho, feijão, trigo, soja, amendoim e mandioca, envolvendo os produtores locais, cooperativas e associações de produtores.”

Durante a execução do ProSavanas serão envolvidos cerca de 40 mil agricultores na produção e processamento de produtos agrícolas, bem como o desenvolvimento de ferramentas, infraestrutura, informações técnicas e cultivares melhorados, capazes de sustentar os investimentos produtivos para o mercado agrícola.



Edna Santos – (MTB-CE 01700 JP)
Com informações do pesquisador Raul Almeida
Contatos: (83) 3182.4312
sac@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao