Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Embrapa Algodão participa de projeto de revitalização da cotonicultura no Ceará


Desenvolver a cultura do algodão no Estado do Ceará por meio do cooperativismo. Este é o desafio do Projeto Algodão, liderado pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), com a parceria da Embrapa Algodão, Banco do Nordeste, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-CE) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado Ceará (SDA), através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

Na última sexta-feira (4), representantes dessas instituições reuniram-se em Fortaleza para definir as etapas do projeto que será implantado em dez municípios cearenses – Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Acopiara, Iguatu, Cedro, Lavras da Mangabeira, Morada Nova e Quixelô.

Inicialmente, o projeto capacitará 30 técnicos agrícolas e da área de organização e gestão cooperativista, que por sua vez, farão a capacitação dos produtores envolvidos no projeto. Ao todo, serão capacitados cerca de mil produtores nos dez municípios. “A nossa meta é contribuir para o cultivo de uma área de dois mil hectares no próximo ano”, diz o supervisor da Área de Comunicação e Negócios Tecnológicos da Embrapa Algodão, Waltemilton Cartaxo.

Segundo Cartaxo, o projeto será executado com foco na safra 2012, mas a capacitação dos técnicos envolvidos com a cultura do algodão começará a partir do segundo semestre deste ano. Além da capacitação técnica, a Embrapa Algodão também dará orientações sobre o sistema do cultivo, mecanização, conservação do solo, combate ao bicudo, processamento da fibra, entre outros.

O chefe geral da Unidade, Napoleão Beltrão, ratificou a importância da parceria institucional do projeto. “Eu acredito na união de competências para reintroduzir o algodão no Ceará, unindo tecnologia e organização cooperativista para fortalecer a cadeia produtiva nesse Estado que tem o segundo pólo têxtil de consumo de fibra de algodão do Brasil, com um consumo anual superior a 200 mil toneladas”, destacou.


Edna Santos - (MTB-CE 01700 JP)
Contato: (83) 3182.4312
edna.santos@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao