Portal Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Dia de Campo divulga cultivares de palma forrageira resistentes à cochonilha-do-carmim


A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), em parceria com a Embrapa Algodão, promoveu nesta quarta-feira (15), um Dia de Campo com o tema Cultivares de Palma Forrageira resistentes à Cochonilha-do-Carmim na Fazenda Boa Vista, município de Ouro Velho (PB). O objetivo do evento foi expor o projeto de multiplicação das novas variedades de palmas melhoradas e resistentes à cochonilha-do-carmim, principal praga da palma forrageira, que já trouxe inúmeros prejuízos aos campos de palmas na Paraíba.

O Dia de Campo reuniu cerca de 400 participantes entre agricultores, criadores e agropecuaristas, que tiveram a oportunidade de conhecer as variedades registradas recentemente pela Emepa junto ao Ministério da Agricultura - Palmepa PB1 e Palmepa PB3.

A programação contou ainda com estações sobre a importância da palma forrageira na alimentação animal e microprogagação de palmas forrageiras. Entre os palestrantes estavam o pesquisador da Emepa, Edson Batista Lopes, e o chefe geral da Embrapa Algodão, Napoleão Beltrão.

O Dia de Campo é uma realização do Governo da Paraíba, Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), Emepa, Embrapa Algodão, Embrapa Semiárido e CNPq; com o apoio do Banco do Nordeste, Prefeitura da Prata, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Palma forrageira

Conforme a Emepa a palma forrageira é o alimento animal mais importante no semiárido nordestino. A cactácea é utilizada como forragem para os rebanhos e ocupa uma área de aproximadamente 400.000 hectares no Nordeste, distribuída nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte e Bahia.

As variedades de palma forrageira resistentes à cochonilha-do-carmim vêm sendo multiplicadas nos municípios de São Sebastião de Umbuzeiro, Zabelê, Monteiro, Sumé, Prata, Ouro Velho, entre outros.


Edna Santos – (MTB-CE, 01700 JP)
Contatos: (83) 3182.4312 - edna.santos@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao