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A importância  da Comunicação Interna para a divulgação de ações e do  conhecimento em uma organização

Considerada hoje por especialistas do mundo inteiro como a principal ferramenta de engrenagem em uma empresa, a comunicação interna tornou-se também um diferencial a ser priorizado na Embrapa. Nos últimos anos o planejamento para uma comunicação eficiente tem sido consolidado na empresa como um todo, inclusive em suas unidades descentralizadas. Tais iniciativas possibilitam uma maior interação entre setores e unidades diversas, divulgação de eventos, pesquisas e resultados, além do incentivo à troca de informações entre os empregados.

A Embrapa Algodão adotou medidas de resgate da comunicação interna da unidade através da delegação de funções a pessoas responsáveis pela disseminação de informações. Railda Silveira e Eliana Ximendes são facilitadoras deste processo na instituição. Segundo elas tais medidas contribuiram para uma maior eficiência na divulgação das ações de cada setor.

Comunicação interna, também conhecida com Endocomunicação é portanto, responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação. Inúmeros são os fatores que denotam importância a este este tipo de comunicação. Em primeiro lugar, porque os empregados são parceiros e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com aquela empresa, sua missão e seu negócio, eles estarão. A Comunicação interna amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento sistêmico do processo. Em segundo lugar, os empregados são os “melhores porta-vozes” da instituição em que trabalha. Sua opinião sobre a organização vale muito para quem está de fora. Ele é o maior propagandista de sua organização.

Por isso, o processo de comunicação interna precisa ser valorizado e os canais que ele dispõe (jornais, boletins, intranet, murais etc) disponibilizados de forma eficaz e atrativa para que realmente cumpram sua missão de integrar todo o quadro funcional de uma organização. Comunicar é mais que informar, é atrair, é envolver. E neste processo, todos os empregados possuem seu valor e atuam de forma a tornar uma organização bem informada ou não. Enfim, uma boa comunicação interna depende de todos nós!



Redação: Raiza Tavares (Estágio Supervisionado)
Supervisão: Dalmo Oliveira - Jornalista (MTb/PB N.º 0598)
Contatos: (83) 3182.4361 – E-mail: imprensa@cnpa.embrapa.br