Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Dia de campo sobre gergelim reúne produtores em RN

Nesta terça-feira (10), a partir das 9 horas, na Estação Experimental de Apodi, no Oeste potiguar, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), em parceria a Embrapa Algodão, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) promovem um dia de campo sobre o cultivo do gergelim. O evento reunirá pequenos produtores do Rio Grande do Norte e da Paraíba, técnicos e estudantes de áreas agrícolas, com o objetivo de apresentar a viabilidade socioeconômica do cultivo do gergelim no Nordeste. A palestrante convidada é a pesquisadora Nair Helena Arriel, da Embrapa Algodão (Campina Grande, PB).

Durante sua apresentação, a pesquisadora vai abordar as vantagens agronômicas, sociais e econômicas da cultura do gergelim. “No aspecto agronômico, o gergelim é uma excelente opção para a região Nordeste porque tem ciclo curto e se adapta bem às condições do Semiárido e tem facilidade de cultivo, pois não exige muita tecnologia além da semente melhorada; no aspecto social, a cultura gera alimento e renda para a família; e no econômico, o gergelim se destaca porque tem mercado garantido e os valores no mercado interno e externo são bem melhores em comparação com outras oleaginosas”, adiantou.

A pesquisadora vai falar ainda sobre a facilidade de manejo e obtenção de sementes com teores de óleo superiores a 50%, de elevada estabilidade química, com aplicações nas indústrias alimentícias e óleo química, e potencialidade para a produção de energia.




Serviço:
Dia de campo sobre gergelim
Data: 9 de junho
Horário: 9 horas
Local: Estação Experimental de Apodi, RN




Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
algodao.imprensa@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao