Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Algodão colorido fez sucesso na Feira do Empreendedor


Ver e manusear a pluma do algodão colorido para quem o conhece é sensação agradável e corriqueira. O mesmo não acontece com quem não sabe que o algodão é natural em seus matizes, não tem tingimento, aflora assim da mãe natureza e se espantam ao tocar em capulhos e plumas.
 
Essa foi a impressão de muitos que passaram pelo estande da Embrapa na Feira do Empreendedor 2014 no espaço “Oportunidades Rurais”. A feira aconteceu nos dias 15 a 19 de maio e expôs o algodão colorido em seus capulhos, sementes e produtos confeccionados com a fibra. O arranjo despertou interesse de empreendedores e agricultores. Fez sucesso entre adultos e crianças que queriam levar e fotografar as plumas coloridas e capulhos.

Mas, a curiosidade também se estendeu às outras culturas desenvolvidas na Unidade. Em exposição o amendoim em sementes e a descascadora manual para inserção da pequena indústria caseira rural adaptadas. O sisal com produtos manufaturados com a fibra, além do gergelim e mamona com detalhes técnicos de cultivo e comercialização das culturas apresentados pelo analista Waltemilton Cartaxo.

Segundo Cartaxo, a feira foi uma grande oportunidade para milhares de frequentadores,  em especial agricultores, estudantes e empreendedores. "A venda se dá direto da produção à preços justos e pré-contratados como acontece no Assentamento Margarida Maria Alves, o primeiro projeto de algodão verticalizado na agricultura familiar do Brasil, onde na safra 2013/14 foram plantados 20 hectares de algodão colorido orgânico com venda garantida para o consorcio Natural Cotton Collor de João Pessoa-PB. É lá que um grupo de empresários trabalha com manufatura de produtos feitos com o algodão colorido, para o mercado interno e internacional", disse ele. Destacou ainda, o papel da miniusina descaroçadeira de algodão de 20 serras e prensa enfardadeira, que viabiliza a verticalização da produção do algodão na agricultura familiar.

O evento, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) concentrou oportunidades de negócios em segmentos de máquinas e equipamentos, tecnologias da informação, franquia, artesanato, negócios sustentáveis, vendas, oficinas, palestras e atividades culturais.

Foram parceiros de Oportunidades rurais: o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senai), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa-PB), Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e os bancos do Brasil e Nordeste.


Núcleo de Comunicação Organizacional - NCO
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
jany.cardoso@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao