Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Manejo integrado de pragas no algodão para controle da Helicoverpa armigera é tema do Dia de Campo na TV

A cultura do algodoeiro é afetada por uma variedade de pragas que, se não forem controladas desde o início do ciclo, podem comprometer a produtividade da lavoura. Na última safra, mais uma praga com grande poder de destruição passou a preocupar os produtores: a Helicoverpa armigera. Se os custos com de controle de pragas, já eram altos antes do aparecimento dessa nova praga, agora passam a por em risco a sustentabilidade da cultura.

Os prejuízos causados na Bahia e em diversos estados produtores acenderam o sinal de alerta para o modelo que vinha sendo adotado na maioria das lavouras do país, baseado principalmente, no controle químico. Nas duas últimas safras, a quantidade de pulverizações na cultura do algodão aumentou cerca de 15% devido aos desequilíbrios biológicos provocados por este sistema de manejo. Para reduzir o efeito negativo desse manejo com base em inseticidas só existe um caminho, a adoção do Manejo Integrado de Pragas, o MIP.

Segundo o pesquisador da Embrapa Algodão, entomologista Carlos Alberto Domingues, não se pode confiar em um único método para manter o nível de infestação de insetos sob controle. “Tendo em vista que não existe uma solução salvadora, temos que levar em conta a necessidade da adoção de um conjunto de medidas que, combinadas harmonicamente, resultem no controle”, afirma.

As técnicas que mais se destacam são a manipulação de cultivares, o controle cultural, o controle climático e o controle químico. Mas para que essas técnicas tenham sucesso é preciso fazer a amostragem utilizando a ficha de monitoramento.

Outra medida importante é, logo após a colheita, destruir os restos da cultura, a chamada soqueira e a rebrota dentro dos prazos legais por meio da dessecação química ou mecânica. Isso evita que as pragas tenham alimento disponível no período da entressafra. A destruição dos restos de cultura interrompe o ciclo biológico de diversas doenças e pragas como o bicudo, a broca de raiz, pulgões, mosca-branca e as lagartas.

O Dia de Campo na TV Manejo integrado de pragas no algodão para controle da Helicoverpa armigera foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e pela Embrapa Algodão (Campina Grande/PB), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Serviço:
Este programa vai ao ar na sexta-feira, 16 de maio, pelo Canal Rural (Net/Sky), a partir das 9h. No domingo, 18 de maio, às 7h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise às 17h.

Saiba mais sobre o Dia de Campo na TV: http://www.embrapa.br/diacampo
Videoteca Embrapa: http://www.youtube.com/user/VideotecaEmbrapa




Texto: Edna Santos - MTb-CE 01700 
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao