Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Cultivares de gergelim são apresentadas durante a Agrishow   
A Embrapa Algodão apresentou duas cultivares de gergelim durante a Agrishow 2014 - 21ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que aconteceu de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto, SP. “As cultivares BRS 196 e BRS Seda foram desenvolvidas com foco na geração de emprego e renda para agricultura familiar no Brasil”, afirmou a pesquisadora da Unidade, Nair Arriel, responsável pela exposição das tecnologias.

Ao todo, 18 Unidades expuseram 90 tecnologias no Espaço Embrapa, com destaque para sistemas de produção integrados, grãos, forrageiras, hortaliças, softwares e sistemas de informação, tecnologia de aplicação de defensivos, agricultura de precisão, saneamento básico rural, entre outros.

BRS 196
A BRS 196 tem sementes de coloração creme, teor de óleo entre 48-50% do peso de suas sementes secas, produtividade de mil quilos por hectare em condições de sequeiro e até dois mil quilos por hectare em condições ideais de água e solo. O porte varia de médio a alto e o ciclo médio é de 99 dias. O florescimento inicia 36 dias após a emergência das plântulas. É tolerante às principais doenças da cultura, tais como, a murcha de macrophomina, mancha angular e cercosporiose. É indicada para cultivo na região Nordeste e Cerrado de Goiás, como safrinha.

BRS Seda
A BRS Seda tem sementes de coloração branca, teor de óleo entre 50-53% do peso de suas sementes secas, produtividade de cerca de 1.250 quilos por hectare em condições de sequeiro e de 2.500 quilos por hectare em condições em condições ideais de solo, água e manejo da cultura. O porte é médio e o ciclo precoce, em torno de 90 dias. O florescimento inicia 30 dias após a emergência das plântulas. É tolerante às principais doenças da cultura, tais como, a murcha de macrophomina, mancha angular e cercosporiose. É indicada para cultivo na região Nordeste, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso (1ª cultura, plantada de janeiro a fevereiro; após colheita da soja, arroz ou milho precoce).




Texto: Edna Santos - MTB-CE 01700 
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao