Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Ministro do Desenvolvimento Agrário entrega máquinas do PAC2 na Embrapa Algodão  

A Embrapa Algodão (Campina Grande, PB) foi palco da cerimônia de doação de veículos referentes à segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2 Equipamentos), na manhã desta sexta-feira (11), com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, e de 90 prefeitos e representantes dos municípios selecionados para receber o lote de 17 caminhões-caçambas e 73 pás carregadeiras.

Também participaram do evento o vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, o deputado federal Luiz Couto e a delegada do MDA na Paraíba, Giucélia Figueiredo, entre outras autoridades.

As máquinas serão utilizadas na construção de obras de infraestrutura hídrica, para armazenamento de água, e na recuperação e abertura de estradas vicinais. A previsão é de que mais de 41,1 mil famílias de agricultores de uma população rural de 283,5 mil pessoas dos municípios sejam beneficiadas com a entrega.

Com a entrega desse lote de máquinas, o número de veículos doados aos municípios paraibanos chegou a 1.040. Foram contemplados os municípios localizados no Semiárido ou que decretaram estado de emergência em função da seca.

Durante o evento, a prefeita do município de Desterro, Rosângela de Fátima Leite, destacou a importância das máquinas para os pequenos municípios do Nordeste afetados pela seca. "Com os equipamentos que recebi desde junho de 2013 já pude reformar e construir 13 açudes na minha região", disse a prefeita.

Miguel Rossetto manifestou sua satisfação em voltar à Paraíba para ajudar nas entregas previstas pelo PAC2 Equipamentos para o Estado. "Depois da entrega de hoje, restam apenas 17 motoniveladoras para cumprir o programa que tem recorde de qualidade e de execução em todo o País. A maior quantidade das estradas do Brasil não são as rodovias federais, mas, sim, as vicinais, por onde passa a produção dos trabalhadores rurais. E é para melhorar as condições dessas estradas que estamos entregando as melhores máquinas produzidas no Brasil para obras desse tipo", salientou Miguel Rossetto.

O ministro destacou ainda a importância das tecnologias geradas pela Embrapa para aumentar a produtividade agrícola dos municípios. “A Embrapa é referência no País e nós temos um pólo de inteligência em Campina Grande e a criação da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) vai permitir que os produtores tenham mais acesso ao conhecimento para produzir mais e melhor.”



Texto: Edna Santos - MTB-CE 01700 e Rui Pizarro (MDA)
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao