Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Unidades da Embrapa se reúnem para criar portifólio de projetos de convivência com a seca

Representantes de oito Unidade da Embrapa na Região Nordeste se reúnem, nos próximos dias 1º e 2 de abril, na sede da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), para debater a criação do portfólio “Convivência com a Seca”, formado por projetos visando a geração e disponibilização de tecnologias voltadas para a reestruturação das atividades agropecuárias em um contexto de seca. A região atravessa, há três anos, um forte período de estiagem.

A criação do portfólio permitirá uma maior agilidade na liberação de financiamento de projetos específicos para o Nordeste. As pesquisas devem se concentrar nas seguintes áreas: oferta ambiental (água e solo), biodiversidade, produção animal, sistemas de produção integrados, agregação de valor, melhoramento de plantas com tolerância à seca, recuperação de áreas degradadas, bioenergia e transferência de tecnologia.

Segundo Marlos Bezerra, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria Tropical, o encontro tem três grandes objetivos: realizar um diagnóstico da situação atual enfrentada pela região; identificar produtos, tecnologias e serviços com potencial para ser disponibilizados à sociedade a médio prazo e elaborar projetos de Pesquisa e TT.

O documento deverá ser encaminhado à diretoria-executiva da Embrapa até o próximo dia 28 para aprovação. A partir de então, uma linha específica de editais será aberta para projetos que visem propor soluções tecnológicas para o problema específico da convivência com a seca. “O comitê formado pelas Unidades terá a missão de responder a duas perguntas: o que nós já temos de tecnologias para esta finalidade e o que ainda precisa ser feito? O valor dos recursos do portifólio irá depender da quantidade de propostas apresentadas ao portifólio”, destaca Marlos Bezerra.

As Unidades que deverão se reunir na semana que vem em Fortaleza são: Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), Embrapa Cocais (São Luís, MA), Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Embrapa Meio-Norte (Teresina, PI), Embrapa Semiárido (Petrolina, PE) e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Sergipe, SE).



Texto: Ricardo Moura
Embrapa Agroindústria Tropical
Contato: ricardo.moura@embrapa.br