Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Ameaças fitossanitárias são tema de caravana em Minas Gerais

Entre os dias 25 e 27 de março, a Embrapa percorrerá três regiões de Minas Gerais levando informações a respeito de diferentes pragas que atacam culturas agrícolas, com destaque para a Helicoverpa armigera. É a Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias, que já passou por vários estados brasileiros desde o final de 2013.

A primeira escala é em Passos, cidade que fica na região Sudoeste do estado. Os pesquisadores Ivan Cruz e Fernando Hercos Valicente, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), Sérgio Abud, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), e José Ednilson Miranda, da Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), além de Paulo Bettine, da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso), vão apresentar informações divididas em cinco módulos temáticos.

O primeiro tema são as ameaças fitossanitárias de forma geral, que são pragas com potencial de promover ataques a lavouras brasileiras. O destaque é a Helicoverpa armigera, que vem tirando o sono de produtores em várias regiões do País. Outro tema é o MIP (Manejo Integrado de Pragas), que consiste em utilizar ferramentas de controle complementares no campo.
 
A tecnologia adequada de aplicação de defensivos, que considera o ingrediente ativo, a formulação e a aplicação em si desses produtos, é outro módulo temático. O quarto tema é o manejo de proteínas Bt (Bacillus thuringiensis) e o controle químico. E, por último, será tratado o controle biológico, tecnologia que a Embrapa aposta como sendo fundamental dentro do MIP.
 
Os temas se repetem nas duas outras cidades mineiras visitadas pela caravana, que são Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Unaí, no Noroeste do estado. Os focos principais da Embrapa com esta ação de transferência de tecnologia, em termos de culturas agrícolas, são em soja, milho e algodão.
 

Texto: Clenio Araujo - 6279/MG
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Contatos: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br; (31) 3027-1223