Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Toma posse o chefe-geral da Embrapa Algodão

O novo chefe-geral da Embrapa Algodão, Sebastião Barbosa, foi empossado pelo presidente da Embrapa, Maurício Lopes, na última sexta-feira, 14. Em cerimônia bastante concorrida, a transmissão de cargos contou com a participação de autoridades das esferas federal, estadual e municipal, chefes-gerais de outras Unidades da Embrapa, ex-chefes gerais da Embrapa Algodão, empregados ativos e aposentados, estagiários e bolsistas, produtores e representantes de instituições parceiras.

Em seu discurso, Sebastião Barbosa, contextualizou a trajetória do algodão no Semiárido até a migração para o Cerrado e enumerou os novos desafios da sua gestão. “Nossa proposta de trabalho tem duas vertentes importantes: precisamos trabalhar para baixar os custos de produção do algodão no Cerrado e trazer de volta o algodão para o Semiárido”, afirmou.

Para fortalecer o algodão no Cerrado, o novo gestor pretende ampliar as parcerias “em prol do desenvolvimento de cultivares mais produtivas, mais eficientes no uso de insumos e mais resistentes a estresses bióticos e abióticos e também no desenvolvimento de métodos de produção baseados em sistemas integrados de manejo de água, fertilizantes, ervas daninhas, doenças e pragas”.

Segundo ele, trazer o algodão de volta para o Semiárido não significa a volta do algodão de baixa produtividade e com uso intensivo de mão-de-obra, que já não está mais disponível no Semiárido. “Significará, sim, desenvolver sistemas de produção com muita ciência e tecnologia para a produção de um algodão diferenciado, seja colorido, orgânico, agroecológico, de fibra longa, convencional ou transgênico. Para as comunidades que tenham condições e vocação, serão desenvolvidos sistemas de irrigação de baixo custo e máquinas de pequeno e médio portes para os diferentes tratos culturais e principalmente a colheita”, explicou.

Durante a solenidade também foram apresentados os chefes-adjuntos: Liv Soares Severino (Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento), Valdinei Soffiati (Chefia de Transferência de Tecnologia) e Bruno Coelho Soares (Chefia de Administração).

O presidente Maurício Lopes destacou que a sucessão gerencial é um momento muito importante para a Empresa, um momento de reflexão e debate. “A Embrapa conduz o seu processo de sucessão de uma forma diferenciada e nesse processo a Empresa ganha muito. É o momento de se pensar o passado, a trajetória da organização até o presente, mas mais importante, a trajetória que devemos seguir até o futuro”, declarou.

Durante a solenidade, também foi realizada uma homenagem in memorian ao fundador e ex-chefe-geral da Unidade, pesquisador Napoleão Beltrão, que faleceu em julho do ano passado, com a entrega uma placa à esposa e aos filhos. “Napoleão foi um profissional extremamente exemplar e dedicado. Ao longo da sua brilhante carreira ele deu contribuições definitivas para a nossa Empresa, não só na criação, na concepção e consolidação dessa Unidade, mas também estava sempre presente nos momentos importantes e de decisão para toda a Embrapa. Além da pesquisa e da gestão ele se dedicou ao ensino e orientou uma legião de profissionais, uma contribuição inestimável”, lembrou o presidente.

A chefe-geral que deixou o cargo, Maria Auxiliadora Lemos Barros, agradeceu a confiança depositada na sua administração. “Retorno com tranquilidade e senso de dever cumprido à minha condição de pesquisadora na área de socioeconomia da Embrapa Algodão, pois ainda há um longo caminho a ser percorrido na minha trajetória”, afirmou.

O senador Cássio Cunha Lima, em nome das autoridades regionais, estaduais e municipais, se colocou à disposição para contribuir com a nova gestão. “Estaremos todos não apenas neste instante para lhe dar as boas-vindas, mas para enfileirados contribuir para o sucesso da sua gestão à frente da Embrapa Algodão. Que nós possamos continuar desenvolvendo as pesquisas com o algodão, amendoim, gergelim, sisal, mamona e com as 29 pesquisas que estão em curso”, disse.





Edna Santos - MTB-CE 01700
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao