Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Transmissão de cargo do chefe-geral da Embrapa Algodão acontece nesta sexta-feira (14)

Será realizada nesta sexta-feira (14) a solenidade de transmissão de cargo do chefe-geral da Embrapa Algodão (Campina Grande, PB). Sebastião Barbosa assume a gestão da Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, sucedendo Maria Auxiliadora Lemos Barros, que respondia interinamente pela Chefia desde o falecimento do pesquisador Napoleão Beltrão, em julho do ano passado. O evento acontece às 9 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP).

O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, participará da solenidade, além do senador Cássio Cunha Lima, prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, vice-governador do Estado, Rômulo José de Gouveia, secretários de Estado, deputados, vereadores, entre outras autoridades. Também estarão presentes no evento o presidente do Instituto Brasileiro do Algodão - IBA, Haroldo Cunha, representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO no Brasil, Allan Bojanick, chefes de outras Unidades da Embrapa, empregados ativos e aposentados, produtores e representantes de instituições parceiras.

Sebastião Barbosa deve exercer o mandato pelo período de três anos, com possibilidade de renovação por igual período. Junto com ele, também assumem os cargos de chefes-adjuntos o pesquisador Liv Soares Severino (Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento), Valdinei Soffiati (Chefia de Transferência de Tecnologia) e Bruno Coelho Soares (Chefia de Administração).

O novo gestor é graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Entomologia pela Mississippi State University e doutor em Entomologia e Manejo Integrado de Pragas pela mesma universidade. Possui ampla experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Aposentado da Embrapa, ingressou na Empresa em 1976 e trabalhou como pesquisador em três Unidades Descentralizadas: Recursos Genéticos e Biotecnologia, Algodão e Hortaliças. Nesta última, foi chefe de P&D, presidente do comitê de publicações, presidente do comitê de lançamento de cultivares e coordenador do Programa Nacional de Pesquisas em Hortaliças. Foi também assessor da Diretoria-Executiva no período de 1984 a 1985 e coordenador de cooperação internacional entre 2002 e 2006.

Foi oficial superior do Serviço de Proteção de Plantas da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em Roma, no período de 1985 a 1995, e oficial superior de defesa fitossanitária da FAO para a América Latina e o Caribe, em Santiago, Chile, no período de 1995 a 2002. Também foi professor e vice-chefe do Departamento de engenharia Agronômica da Universidade de Brasília.

Embrapa Algodão

Sediada em Campina Grande, na Paraíba, a Embrapa Algodão é uma das 47 unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Ao longo de seus 38 anos de existência, a Unidade tem desenvolvido tecnologias para melhoria dos sistemas de produção em uso nos diversos passos dos agronegócios do algodão (arbóreo e herbáceo), amendoim, gergelim, mamona, pinhão-manso e do sisal.

A Embrapa Algodão dispõe de modernos laboratórios nas áreas de Solos e Nutrição de Plantas, Tecnologia Química, Fisiologia Vegetal, Biologia Molecular, Cultura de Tecidos, Entomologia, Fitopatologia, Tecnologia de Fibras e Fios e Alimentos. Conta ainda com uma biblioteca. Essa infraestrutura, além de atender às necessidades da Unidade, presta serviços ao público externo, realizando serviços diversos de consultoria, assessoria, treinamento e análises laboratoriais de solo e água, teor de óleo de sementes e identificação de pragas e doenças associadas às culturas fibrosas e oleaginosas trabalhadas.

Para execução de seus projetos, a Embrapa Algodão conta com 209 empregados, entre pesquisadores, analistas, técnicos e assistentes, além de uma equipe de estagiários, bolsistas e prestadores de serviço. Possui oito campos experimentais distribuídos pelo País, localizados nos municípios de Monteiro e Patos (Paraíba), Barbalha e Missão Velha (Ceará), Luiz Eduardo Magalhães e Irecê (Bahia), Sinop (Mato Grosso) e Santa Helena (Goiás), além de 35 pontos de pesquisa.

A Unidade conta atualmente com uma carteira de 29 projetos de pesquisa e transferência de tecnologia. Dentre estes, merece destaque o projeto Melhoramento do Algodoeiro no Brasil, que gerou várias cultivares para a região do Cerrado, colocando o Brasil como uma das maiores produtividades de algodão do mundo. Recentemente foram lançadas quatro novas cultivares transgênicas para a mesma região dentro do mesmo projeto.

Os trabalhos de melhoramento realizados na região semiárida desenvolveram cultivares precoces, necessárias para a convivência com o bicudo, além de cultivares de fibra colorida, que têm grande repercussão no Nordeste e fora do Brasil. É importante também destacar os projetos em agroecologia que envolvem agricultores familiares na região.




Serviço:
Solenidade de transmissão de cargo do chefe-geral da Embrapa Algodão
Data: 14 de março (sexta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP)
Endereço: Av. Manoel Gonçalves Guimarães, 195 – José Pinheiro – Campina Grande – PB



Edna Santos - MTB-CE 01700
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao