Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Pesquisador da Embrapa fala sobre doenças do algodão em MS

A Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul) promove nesta semana uma visita técnica a três municípios do estado para discutir com produtores rurais e técnicos agrícolas o controle das doenças que atacam a cultura. A visita começa dia 18 em Chapadão do Sul, onde está a sede da Ampasul, e segue para Costa Rica no dia 19, finalizando em São Gabriel do Oeste, dia 20.

Durante o evento, o pesquisador da Embrapa Algodão, Luiz Gonzaga Chitarra, vai ministrar palestras sobre as principais doenças do algodoeiro, além de avaliar a sanidade das plantações.

Segundo o pesquisador, o grande volume de chuvas no Estado favoreceu o aparecimento da bacteriose em algumas regiões. “Nós vamos verificar in loco a ocorrência desta e de outras doenças e orientar os produtores sobre o manejo adequado”, explica Chitarra.

“Nas áreas em que for verificada a ocorrência da bacteriose, é aconselhável que a semente não seja destinada ao plantio porque a bactéria é transmitida via semente”, destaca.

O pesquisador também vai investigar a ocorrência da mancha de ramulária e do mofo branco e recomendar medidas para que elas não se disseminem. 



Edna Santos - MTB-CE 01700
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao