Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Evento capacita agricultores em tecnologias para o cultivo de oleaginosas no Ceará 

A Embrapa Algodão promove de 29 a 31 de janeiro a I Conferência Cearense de Difusão de Tecnologias para o Cultivo de Oleaginosas na Agricultura Familiar, no município de Tauá, Ceará. O evento deve reunir cerca de 250 agricultores e técnicos de oito municípios da mesorregião dos sertões cearenses, que serão capacitados em sistemas de produção de mamona e outras oleaginosas como o gergelim e o amendoim.

O objetivo é apoiar as ações de transferência de tecnologia para essas culturas no Estado do Ceará, visando contribuir com o desenvolvimento sustentável de suas cadeias produtivas. Além de Tauá, serão capacitados produtores dos municípios de Quixadá, Santa Quitéria, Monsenhor Tabosa, Boa Viagem, Itatira, Pedra Branca e Independência.

A programação contará com temas como beneficiamento e verticalização da produção, Núcleos de Produção de Oleaginosas, manejo e conservação de solo, além da exposição e demonstração de máquinas e equipamentos voltados para as atividades agrícolas com oleaginosas. Entre as tecnologias que serão apresentadas aos produtores estão o descascador de mamona motorizado, miniusina móvel de algodão, prensa extratora de óleo de gergelim, descascador manual de amendoim, descascador de mamona movido a pedal, semeadora de gergelim, plantadeira de mamona, roçadeira manual motorizada e nível marcador de curva de nível.

Durante o evento também serão ministrados quatro minicursos: Cultivo do algodão Agroecológico e orgânico no Semiárido brasileiro; Cultivo do algodão convencional no Semiárido brasileiro; Produção de grãos, óleo e outros produtos de gergelim; e Produção de grãos, óleo e outros produtos de amendoim.

A conferência será realizada em parceria com a prefeitura de Tauá, Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Governo do Estado e Ministério do Desenvolvimento Agrário.


Edna Santos - MTB-CE 01700
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao