Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Novo chefe-geral da Embrapa Algodão fala sobre desafios da sua gestão

O “Desenvolver um ambiente de trabalho positivo, participativo e saudável em que todos possam realizar-se profissional e pessoalmente, no aprimoramento da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação tecnológica, em benefício do produtor de algodão e cultivos associados, nos diferentes biomas e realidades socioeconômicas.” Esse é um dos principais desafios apontados por Sebastião Barbosa, nomeado o novo chefe-geral da Embrapa Algodão pela Diretoria-Executiva no dia 18 de dezembro para exercer o mandato de três anos, podendo ser renovado por igual período. A data da solenidade oficial de posse ainda não foi definida.

Para o novo gestor, outro grande desafio será promover a sustentabilidade do algodão no Semiárido. “Temos que gerar conhecimento e tecnologias que propiciem a volta do algodão, de maneira competitiva e sustentável ao Semiárido como fonte de renda e emprego, contribuindo para a redução da miséria e resgate da dignidade do agricultor”, afirmou.

Além disso, ele destaca que é preciso fortalecer a presença da Unidade nas áreas de expansão do algodão no Cerrado e estreitar vínculos com outras UD’s, universidades, agências nacionais, regionais e estaduais ligadas ao setor, bem como, com importantes centros internacionais de PD&I do algodão.

Na área da pesquisa, Barbosa pretende dar andamento à agenda positiva da Unidade e tomar decisões para correção de rumo no que for necessário, em consonância com as prioridades estabelecidas pela Diretoria-Executiva. “Vamos desenvolver uma programação robusta em termos científicos e tecnológicos, com foco nas demandas do setor, contemplando a multidisciplinaridade, o trabalho em equipe e a formação de redes para otimizar a utilização de recursos humanos e materiais”, declarou.

Para atingir esses objetivos, Sebastião Barbosa irá valorizar a gestão de pessoas, identificando como cada empregado pode desempenhar melhor o seu papel. “Vamos valorizar a diversidade no quadro de empregados, analisar a existência de possíveis vagas no quadro de empregados, fazer readequações e propugnar pela criação de novas vagas para o preenchimento de lacunas, estimular a criatividade, reconhecendo os méritos de cada um nos procedimentos de avaliação e promoção adotados pela Empresa”, elencou.

 
Perfil

O pesquisador Sebastião Barbosa é graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Entomologia pela Mississippi State University e doutor em Entomologia e Manejo Integrado de Pragas pela mesma universidade. Possui ampla experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Aposentado da Embrapa, ingressou na Empresa em 1976 e trabalhou como pesquisador em três Unidades Descentralizadas: Recursos Genéticos e Biotecnologia, Algodão e Hortaliças. Nesta última, foi chefe de P&D, presidente do comitê de publicações, presidente do comitê de lançamento de cultivares e coordenador do Programa Nacional de Pesquisas em Hortaliças. Foi também assessor da Diretoria-Executiva no período de 1984 a 1985 e coordenador de cooperação internacional entre 2002 e 2006.

Foi oficial superior do Serviço de Proteção de Plantas da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em Roma, no período de 1985 a 1995, e oficial superior de defesa fitossanitária da FAO para a América Latina e o Caribe, em Santiago, Chile, no período de 1995 a 2002. Também foi professor e vice-chefe do Departamento de engenharia Agronômica da Universidade de Brasília.



Clique aqui para ver o currículo completo. 



Edna Santos - MTB-CE 01700
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao