Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Iniciado o projeto de sistema de irrigação por gotejamento no Malawi

A Embrapa Algodão aprovou em outubro deste ano o projeto “Aumento da produtividade dos cultivos através do sistema de irrigação por gotejamento à base de energia solar no Malawi" nas chamadas para a plataforma África-Brasil e América Latina e Caribe-Brasil de Inovação Agropecuária (Marketplace). A primeira reunião do projeto foi realizada nesta quarta-feira (11), por videoconferência, com participação do co-líder brasileiro, o pesquisador da Embrapa Algodão, José Rodrigues Pereira e do co-líder no Malawi, Isaac Fandika. Também integram o projeto os pesquisadores da Unidade, José Renato Cortez Bezerra e João Henrique Zonta.

“Tratamos do andamento da assinatura de convênios, intercâmbio de amostras genéticas e de experimentos (água, por exemplo), procedimentos para uso do orçamento e viagens dos membros entre os países”, relata José Rodrigues.

O pesquisador conta que o experimento será instalado no Distrito de Chikwawa, no sudoeste do Malawi. Serão testados os custos de bombeamento de água para o cultivo de culturas anuais ou algodão através de motores movidos a energia solar, óleo diesel, e mais dois tratamentos: irrigação manual e sem irrigação. Cada tratamento será instalado numa vila daquela região.

Os objetivos são aumentar em 25% a produtividade das culturas entre as pequenas agricultoras através da irrigação eficiente e das tecnologias de energia disponíveis; testar e promover em mais 15% o uso da energia solar na irrigação pelas agricultoras e capacitar 30% de agricultoras, extensionistas e cientistas do Malawi no uso do sistema de irrigação por gotejamento. A duração será de dois anos, com orçamento de US$ 100.000.

O projeto tem a cooperação do Departamento de Serviços de Pesquisas Agrícolas do Ministério da Agricultura do Malawi (Department of Agricultural Research Services, Ministry of Agriculture).

O próximo passo será a realização de um workshop, em Brasília, com os líderes de todos os projetos aprovados no Marketplace, previsto para o início do próximo ano.


Jany Cardoso - MTB-DF 8337
Edna Santos - MTB-CE 01700
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao