Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Candidatos a chefe-geral da Embrapa Algodão apresentam proposta de trabalho

Os candidatos ao cargo de chefe-geral da Embrapa Algodão apresentaram nesta semana as suas propostas de trabalho em sessões públicas realizadas na sede da Unidade, em Campina Grande, PB. A primeira a se apresentar foi a pesquisadora Nair Helena Castro Arriel, na manhã de quarta-feira, (5) seguida por Sebastião Barbosa, no turno da tarde. No dia 5, foi a vez dos pesquisadores Carlos Alberto Domingues da Silva, no período da manhã, e Alderi Emídio de Araújo, à tarde. As apresentações foram realizadas em sequência definida por sorteio.

Além das propostas de gestão, cada candidato fez uma análise dos ambientes interno e externo da Unidade, apresentou um memorial e os motivos para ocupar o cargo. Após uma hora de exposição, os candidatos responderam a perguntas dos empregados e, por fim, foram sabatinados pelo Comitê de Avaliação e Seleção (CAS) da Embrapa Algodão.

O CAS é composto por membros da Embrapa, Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira e Nelson Dias Suassuna (pesquisadores da Unidade), Emilson França de Queiroz (pesquisador da Embrapa Informação Tecnológica), nomeado presidente do Comitê; e membros externos à Embrapa, Kenard Torres Soares, pesquisador aposentado da Embrapa/Emepa e Roberto Germano Costa, professor da Universidade Federal da Paraíba-UFPB.

Com base nas informações levantadas, o comitê vai elaborar uma lista tríplice que será encaminhada à Diretoria Executiva, em Brasília. Os candidatos que passarem para a próxima fase do processo serão entrevistados Diretoria Executiva, que designará o novo chefe-geral da Unidade, para ocupar o cargo por um mandato de três anos, com possibilidade de recondução ao cargo por mais três.

Perfis

Nair Helena Castro Arriel possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1985), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (1992) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Em 1987 ingressou como pesquisadora na Embrapa, onde exerceu o cargo de chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento e chefe-adjunto de Comunicação e Negócios. É curadora dos Bancos Ativos de Germoplama de cártamo, gergelim, pinhão-manso. Também exerce a função de docente permanente na Disciplina Conservação de Recursos Genéticos em Agroecossistemas, do Mestrado em Agroecologia, na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Coordena vários projetos na área de Recursos Genéticos, Melhoramento de plantas e Sistemas agroecológicos, atuando principalmente com as culturas do gergelim, pinhão manso, amendoim, algodão e mamona. Para ver o currículo completo clique aqui:


Sebastião Barbosa possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1967), mestrado em Entomologia pela Mississippi State University (1973) e doutorado em Entomologia e Manejo Integrado de Pragas também pela Mississippi State University (1974). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de P&D. Foi pesquisador do Departamento de Pesquisa e Experimentação da Fundação Zoobotânica do Distrito Federal-FZDF. Foi professor visitante da Universidade de Brasília - UnB, ensinando Entomologia Agrícola. Vice-diretor e professor adjunto do Departamento de Engenharia Agronômica da UnB. Foi pesquisador de Entomologia nas Unidades Descentralizadas (UD) de Recursos Genéticos e Biotecnologia, Algodão e UEPAE de Brasília. Foi chefe de P&D da Embrapa Hortaliças, presidente do comitê de publicações, presidente do comitê de lançamento de cultivares e coordenador do Programa Nacional de Pesquisas em Hortaliças. Foi Oficial Superior do Serviço de Proteção de Plantas, da FAO, em Roma. Foi coordenador de Cooperação Internacional da Embrapa. Atualmente é diretor técnico da empresa RuralProsper Consultoria Ltda. Para ver o currículo completo clique aqui:


Carlos Alberto Domingues da Silva é engenheiro agrônomo pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves (1986) possui mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e especialização em gestão pela Fundação Dom Cabral (2009). Foi professor assistente na Faculdade de Agronomia do Vale do São Francisco (FAMESF) da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). É pesquisador da Embrapa Algodão desde 1994. Na instituição, desempenhou a função de chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento no período de 2008 a 2013. É professor convidado do curso de pós-graduação em Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Participa de diversos projetos de pesquisa relacionados ao Manejo Integrado de Pragas do algodoeiro em parceria com empresas públicas e privadas do Brasil, além de colaborar com projetos de cooperação internacional com países da África. Para ver o currículo completo clique aqui:


Alderi Emídio de Araújo é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal da Paraíba (1987), Mestre em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG (1994) e Doutor em Agronomia (Fitopatologia) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo em 2008. É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA desde setembro de 1989, tendo trabalhado na Embrapa Amazonia Ocidental, em Manaus-AM, entre 1989 e 1997, com doenças da seringueira, principalmente com o controle da mancha areolada e do mal-das-folhas e com epidemiologia e controle do anel vermelho do dendezeiro. Desde 1997 é pesquisador da Embrapa Algodão, atuando no programa de melhoramento do algodoeiro visando resistência a doenças para o cerrado brasileiro. Atua principalmente nos seguintes temas: resistência do algodoeiro a doenças, controle das principais doenças do algodoeiro, controle químico e cultural, manejo da doença azul, patologia de sementes, controle das principais doenças da mamoneira, epidemiologia e controle da ramulose do algodoeiro, doenças do gergelim e do amendoim e doenças do sisal. Foi Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Algodão no período de 1999 a 2003, Secretário Executivo de 2003 a 2010 e atual membro do Comitê Executivo da Asociación Latinoamericana de Investigación y Desarrollo del Algodón - ALIDA e do Comitê Executivo da International Cotton Researchers Association - IRCA. Para ver o currículo completo clique aqui:




Edna Santos - MTB-CE 01700
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao