Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Câmara Municipal de Campina Grande homenageia Embrapa

A Câmara Municipal de Campina Grande realiza nesta quinta-feira (5), uma sessão especial em comemoração aos 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, às 10 horas, no plenário da Casa Félix de Araujo (Rua Santa Clara, S/N, Centro). Durante a solenidade, requerida pelo vereador Lula Cabral (PRB), também haverá uma homenagem póstuma ao ex-chefe-geral da Embrapa Algodão, Napoleão Beltrão, que faleceu em julho deste ano.

Criada em 26 de abril de 1973 como principal instrumento na reformulação da pesquisa agropecuária brasileira, a Embrapa foi parte efetiva da revolução agrícola que tornou o Brasil um dos líderes mundiais em tecnologias para a agricultura tropical.

Na Paraíba, a Empresa está presente por meio da Embrapa Algodão, localizada em Campina Grande. Ao longo de seus 38 anos de existência, a Unidade tem desenvolvido tecnologias para melhoria dos sistemas de produção em uso nos diversos passos dos agronegócios do algodão (arbóreo e herbáceo), amendoim, gergelim, mamona, pinhão-manso e do sisal.

A Embrapa Algodão dispõe de modernos laboratórios nas áreas de Solos e Nutrição de Plantas, Tecnologia Química, Fisiologia Vegetal, Biologia Molecular, Cultura de Tecidos, Entomologia, Fitopatologia, Tecnologia de Fibras e Fios, Tecnologia de Alimentos e uma biblioteca. Essa infraestrutura, além de atender às necessidades da Unidade, presta serviços ao público externo, realizando serviços diversos de consultoria, assessoria, treinamento e análises laboratoriais de solo e água, teor de óleo de sementes e identificação de pragas e doenças associadas às culturas fibrosas e oleaginosas trabalhadas.

Para execução de seus projetos de P&D e TT, a Embrapa Algodão conta com 210 empregados, entre pesquisadores, analistas, técnicos e assistentes, além de uma equipe de estagiários, bolsistas e prestadores de serviço. Possui oito campos experimentais distribuídos pelo País, localizados nos municípios de Monteiro e Patos (Paraíba), Barbalha e Missão Velha (Ceará), Luiz Eduardo Magalhães e Irecê (Bahia), Sinop (Mato Grosso) e Santa Helena (Goiás), além de 35 pontos de pesquisa.

A Unidade conta atualmente com uma carteira de 29 projetos de pesquisa e transferência de tecnologia. Dentre estes, merece destaque o projeto Melhoramento do Algodoeiro no Brasil, que gerou várias cultivares para a região do Cerrado, colocando o Brasil como uma das maiores produtividades de algodão do mundo. Recentemente foram lançadas quatro novas cultivares transgênicas para a mesma região dentro do mesmo projeto.

Os trabalhos de melhoramento realizados na região semiárida desenvolveram cultivares precoces, necessárias para a convivência com o bicudo, além de cultivares de fibra colorida, que têm grande repercussão no Nordeste e fora do Brasil. Também se destacam os projetos em agroecologia que envolvem agricultores familiares.

Serviço:

Sessão especial em comemoração aos 40 anos da Embrapa
Data: 5 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Plenário da Câmara Municipal de Campina Grande (Casa Félix de Araujo - Rua Santa Clara, S/N, Centro)


Edna Santos e Jany Cardoso (Embrapa Algodão)
Marcos Esteves (Secretaria de Comunicação)

Mais informações:
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4312
cnpa.sac@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao