Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Embrapa realiza dia de campo sobre a cultura do sisal em Barra de Santa Rosa -PB

O sistema de cultivo do sisal integrado à pecuária e armazenamento de forragens será o tema do dia de campo que acontece nesta quarta-feira (27), no Assentamento Guaribas, município de Barra de Santa Rosa, PB. O evento será promovido pela Embrapa Algodão em parceria com a Emater-PB, Prefeitura Municipal de Barra de Santa Rosa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra de Santa Rosa e Associação do Assentamento Guaribas.

A programação terá início às 8 horas e contará com as seguintes palestras: A cultura do sisal em modelo sustentável, Desafio do setor sisaleiro na Paraíba, Comercialização do sisal na Paraíba e O sisal integrado à pecuária e armazenamento de forragens.

O sisal (ou agave) é uma cultura importante para a região semiárida por ser tolerante à seca e se adaptar bem a solos de baixa fertilidade. A Bahia é o principal produtor brasileiro, com 95% da produção nacional, seguida pela Paraíba, com 4%. A atividade promove a ocupação de cerca de 700 mil pessoas, direta e indiretamente.

“Apesar da sua importância, o sisal tem proporcionado baixo retorno econômico aos agricultores, devido aos altos custos de produção, que recaem especialmente sobre o desfibramento e por se aproveitar somente a parte fibrosa das folhas, já que os componentes restantes são considerados subprodutos, com pouca ou nenhuma utilização”, afirma o pesquisador da Embrapa Algodão, Manoel Francisco de Sousa.

A Embrapa Algodão vem buscando alternativas para o melhor aproveitamento do sisal por meio de pesquisas como a utilização do sisal integrado à pecuária, consórcio com culturas forrageiras nativas ou naturalizadas do semiárido e aproveitamento do bagaço nas formas in natura, feno ou silagem.

Outra frente de pesquisa busca estabelecer cadeias produtivas que trabalhem desde o plantio até a comercialização do sisal, contribuindo para o resgate da cultura num modelo sustentável, com ampliação das áreas cultivadas e geração emprego e renda.

Programação:

8h – Abertura

Primeira estação:
A cultura do sisal em modelo sustentável  - pesquisador da Embrapa Algodão, Odilon Reny Ribeiro

Segunda estação:
Desafio do setor sisaleiro na Paraíba - diretora da Companhia Sisal do Brasil - Cosibra, Maria Amélia Marques

Terceira estação:
Comercialização do sisal na Paraíba - presidente da Cooperativa Agroindustrial do Compartimento da Borborema – Coopaib de Pocinhos, Antônio de Pádua Chaves

Quarta estação:
O sisal integrado à pecuária e armazenamento de forragens - pesquisador da Embrapa Algodão, Manoel Francisco de Sousa.

Serviço:
Dia de campo sobre Sistema de cultivo do sisal integrado à pecuária e armazenamento de forragens
Data: 27 de novembro, quarta-feira
Horário: 8 horas
Local: Assentamento Guaribas, município de Barra de Santa Rosa, PB

Edna Santos - MTB-CE 01700
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao