Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Sessão especial na Paraíba comemora 40 anos da Embrapa

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou uma sessão especial, nesta segunda-feira (14), para comemorar os 40 anos de criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

“Essa sessão é de fundamental importância para conhercermos o formidável trabalho que é desempenhado pela Embrapa. Através do seu trabalho, o Brasil tornou-se uma das potências no setor”, definiu o deputado Trócolli Junior, que presidiu a sessão.

Trócolli também ressaltou o trabalho da Empresa no Estado. “É através da Embrapa que o algodão colorido paraibano foi amplamente divulgado no país e no mundo. A pesquisa em tecnologia deve andar de mãos dadas com o setor agropecuário e a Embrapa faz isso com muita competência”, afirmou.

O diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf, agradeceu em nome da instituição a homenagem e disse que a criação da Empresa foi de suma importância para o país porque, há 40 anos, não havia segurança alimentar no Brasil e a Embrapa colaborou para mudar aquela realidade.

“Participamos de uma revolução agropecuária que melhorou a qualidade de vida de milhões de brasileiros. Temos que agradecer à sociedade que acreditou no trabalho da Embrapa. Hoje somos exportadores de tecnologia neste setor e colhemos fruto de um trabalho feito em parceria com toda a sociedade, o que nos dá o desafio de pensar na alimentação de bilhões de pessoas”, definiu.

Representando o governo da Paraíba, Marenilson Batista, secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, e pesquisador da Embrapa, destacou a contribuição para o desenvolvimento regional de diferentes culturas agrícolas e relembrou o fundador e primeiro presidente da Empresa, o paraibano Irineu Cabral. “Ele foi um visionário e grande realizador ao pensar numa empresa que pudesse trazer alimento para o povo e que pudesse ser desbravadora e naquele momento um paraibano assumiu essa missão e foi seu primeiro presidente”, declarou.

A chefe-geral da Embrapa Algodão, Maria Auxiliadora Lemos Barros, lembrou que a Embrapa nasceu como resposta do governo federal a crises de abastecimento de alimento, da necessidade de aumentar e diversificar as exportações e reduzir preços de alimentos que pressionavam os salários. “Ao longo dos seus 40 anos a Embrapa cresceu, adquiriu credibilidade e reconhecimento nacional e internacional, organizou- se em Centros Nacionais especializados como a Embrapa Algodão, cuja contribuição para o semiárido brasileiro faz dessa Unidade da Embrapa uma referência nacional no desenvolvimento de tecnologias voltadas para agricultura familiar da região”, afirmou.

A sessão especial contou com a presença dos deputados Janduhy Carneiro (PEN) e Carlos Batinga (PSC), além de representantes da Federação de Trabalhadores da Agricultura no Estado da Paraíba (Fetag-PB), do Banco do Nordeste, da Universidade Federal da Paraíba(UFPB)  e de empregados aposentados e ativos da Embrapa.


Eliseu Lins – Assembleia Legislativa da Paraíba
Edna Santos - MTB-CE 01700
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao