Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Certificação orgânica participativa como instrumento de inclusão social
Os Sistemas Participativos de Garantia são um dos mecanismos que integram o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. O objetivo é regulamentar a certificação dos produtos da agricultura orgânica, por meio do controle social e da responsabilidade solidária, de acordo com as diferentes realidades regionais.

A estrutura básica do sistema é composta pelos “Membros do Sistema” e pelo Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade – OPAC. O pesquisador da Embrapa Algodão e coordenador do projeto Algodão em consórcios agroecológicos, Fábio Aquino de Albuquerque, explica que por meio desse sistema, o agricultor não precisa contratar uma empresa certificadora. “O custo da certificação orgânica por uma empresa privada no sistema convencional é muito alto e torna-se inviável para os pequenos produtores”, afirma. Segundo ele, o sistema participativo de garantia proporciona maior autonomia para os agricultores familiares, que passam a acompanhar todo o processo produtivo, com possibilidade de obter preços melhores na comercialização dos produtos certificados.

O início do processo se dá com a formalização do OPAC junto ao Mapa. “Essa formalização é que credencia o OPAC a operar como instrumento certificador, seguindo regras preestabelecidas”, diz. Com a criação do OPAC a certificação é acompanhada por comissões de agricultores, que serão responsáveis pela inspeção nas áreas de outros agricultores integrantes do OPAC. Após a inspeção, o OPAC pode autorizar os produtores cadastrados a utilizar o Selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

O objetivo do selo é facilitar para o público consumidor a identificação dos produtos orgânicos que estão em conformidade com os regulamentos e normas técnicas da produção orgânica. O OPAC também passa a ser responsável por manter atualizados todos os dados das unidades de produção que controla, tornando essas informações disponíveis para toda a sociedade. “Isso é uma garantia para a sociedade de que os produtos comercializados seguem regras para sua produção que podem ser verificadas em qualquer momento”, destaca o pesquisador.

Saiba mais sobre a certificação orgânica participativa ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.


http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural

Edna Santos - MTB-CE 01700 JP
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
cnpa.sac@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao