Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Mercado mundial apresenta cenário favorável para a cultura do gergelim

A grande demanda mundial por gergelim, associada a características como facilidade de cultivo e ampla adaptabilidade às condições de solo e clima do Nordeste fazem da oleaginosa uma cultura promissora para a região semiárida. Segundo a pesquisadora da Embrapa Algodão, Nair Arriel, o consumo de os grãos e subprodutos do gergelim encontra-se em plena expansão. “Em 30 anos, o consumo anual de gergelim no Brasil aumentou de mil toneladas para 10 mil toneladas e o Brasil importa em torno de 50% do que é consumido internamente”,  afirmou. “É um mercado que movimenta em torno de 53 milhões de reais por ano”, completou.

Mundialmente, o consumo de produtos a base de gergelim também deu um salto significativo nas últimas décadas. “Nós temos uma excelente oportunidade de divisas a partir para exploração da cultura do gergelim, tendo em vista que nos últimos 40 anos a demanda mundial por produtos a base de gergelim cresceu 550%”, avaliou a pesquisadora.

Para apresentar as perspectivas dessa cultura, Nair Arriel, ministrou palestra para cerca de 40 técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), nesta terça-feira (4), em Natal. O objetivo foi promover a capacitação de multiplicadores envolvidos direta e indiretamente com a cultura.

Outras características que tornam a cultura viável para a agricultura familiar estão o ciclo o curto (três meses), o baixo uso de insumos, custo de produção, aplicação caseira e industrial.

Durante a exposição Nair Arriel abordou a situação atual e perspectivas do cultivo do gergelim no mundo e no Brasil (área cultivada, produtividade, principais regiões produtoras) e os principais avanços tecnológicos da pesquisa realizada na Embrapa Algodão em parceria com organizações estaduais de pesquisa, como a Emparn, e empresas de assistência técnica. Ao longo de mais de 25 anos essas instituições vêm conduzindo estudos técnico-científicos com a oleaginosa nas áreas de melhoramento genético, manejo cultural, ecofisiologia e tecnologia de alimentos.

A palestrante também apresentou várias tecnologias que foram geradas ou adaptadas para promover o fomento da cultura no Brasil, especialmente nas regiões Nordeste e Centro Oeste, tais como, cultivares, espaçamentos e configurações de plantio, consórcios, adubação, herbicidas, controle de pragas, máquinas simples para semeadura e desenvolvimento de receitas alternativas para confecção de produtos alimentícios.

Renda extra e segurança alimentar

Além de gerar mais um fonte de renda para os pequenos produtores, por meio do incentivo ao consórcio de gergelim com outras culturas, a Embrapa também visa inserir o gergelim na dieta das populações rurais, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar. A Empresa promove cursos para a elaboração de produtos alimentícios como pães, biscoitos, bolos, barras de cereal, entre outros, a partir da farinha de gergelim. “As equipes de melhoramento e de tecnologia de alimentos atuam em estreita colaboração, para obter cultivares com os melhores índices nutricionais e produtos que utilizem todo esse potencial na culinária e indústria”, disse a pesquisadora.




Edna Santos - MTB-CE 01700 JP
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
cnpa.sac@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao