Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Congresso discute a importância do uso de defensivos agrícolas naturais na agricultura

Teve início nesta terça-feira (23), o VI Congresso de Defensivos Agrícolas Naturais – COBRADAN, no auditório da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura & Artes, em João Pessoa.  A solenidade de abertura contou com a presença de representantes do governo federal , do governo da Paraíba, além da Embrapa Algodão e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Com o tema "Defensivos Naturais na Agricultura: da Prospecção a Utilização", o congresso busca fomentar e difundir os conhecimentos relacionados aos defensivos naturais na agricultura. O evento segue até sexta-feira, 26.

Com um público de mais de 200 pessoas entre congressistas nacionais e internacionais, integrantes da área acadêmica, o coordenador do evento, Raul Porfírio de Almeida, deu as boas vindas aos presentes enfatizando a importância do encontro para o conhecimento dos aspectos relacionados ao uso da tecnologia, fazendo uma retrospectiva das edições anteriores e da contribuição dos parceiros para a viabilidade do evento. 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representado por Hermes Ferreira Barbosa, da Superintendência Federal de agricultura da Paraíba (SFA/PB), destacou a importância de sua realização para o agronegócio e a agricultura brasileira. “As instituições públicas do setor agrícola nos âmbitos federal, estadual e municipal têm o desafio maior que é produzir com sustentabilidade. A Paraíba possui um dado preocupante que é 95% do solo degradado por práticas nocivas, desafio para gestores onde os avanços de estudos e pesquisas podem contribuir para modificar a situação.” 

O uso indiscriminado de agrotóxico, a preocupação com a velocidade de crescimento mundial na relação produção versus consumo e a urgência de se estabelecer um redesenho dos sistemas agrícolas foram pontos abordados na palestra de abertura “Importância do uso de defensivos naturais na agricultura” proferida por Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa, atuante na área de controle biológico e alternativo de doenças de plantas. “Para a agricultura ser eficiente, a melhoria da eficiência do sistema convencional com a substituição dos insumos e das práticas agrícolas buscando-se um redesenho dos sistemas agrícolas é o que precisamos”, afirmou Bettiol. “Há a necessidade de se conhecer a estrutura e o funcionamento dos biofertilizantes no controle de pragas e doenças. Se pensar um pouco como o alimento é produzido”, completou. 

Idealizador e iniciante do Cobradan, desde 2001, o pesquisador José Júlio de Ponte, foi homenageado pelo destaque em suas pesquisas com manipueira – extrato líquido que sobra no processo de fabricação da farinha de mandioca para o combate à pragas e doenças na lavoura. Júlio de Ponte, falecido há dois meses sempre esteva presente às edições anteriores do congresso.

Os trabalhos da manhã foram encerrados com a apresentação de dois grupos de dança folclórica: Companhia de Projeções Folclóricas Raízes e o Grupo de Dança Caetés, que mantêm vivas a memória e identidade da cultura popular através de músicas e danças.
No período vespertino foram apresentadas as palestras: Biologia molecular como ferramenta para prospecção de agentes para o controle biológico para o controle de doenças e plantas; Development of insect pathogens as biopesticides and inoculants for the control of insect pests (Desenvolvimento de agentes patogénicos de insectos como biopesticidas e inoculantes para o controle de pragas de insetos /Nova Zelândia) e Controle Biológico aplicado - Controle do Mal das folhas em seringueira pelo grupo Michelan.

A programação do congresso se estende até a próxima sexta-feira (26) com palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos (pôsteres) nas áreas de Entomologia, fitopatologia e Matologia, além de concursos de trabalhos científicos e de fotografia.

O VI COBRADAN conta com a parceira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, FMC Brazil Regulatory Farroupilha, Laboratório de Biocontrole Farroupilha, Conselho Regional de engenharia e Agronomia da Paraíba - CREA-PB,CESIS Assessoria de Treinamento, Sebrae e Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba - SEDAP, com a promoção e realização da Embrapa Algodão e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Mais informações: www.vicobradan.com.br

Jornalista Jany Cardoso – (MTB-DF 08337)
Embrapa Algodão
Contato:(83)3182-4312
sac@cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao