Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Embrapa marca presença na 12ª Tecnoshow Comigo

A Embrapa participa de mais uma edição da Tecnoshow Comigo, com o estande Casa da Embrapa. Ao todo, 10 Unidades da Empresa estarão presentes na 12ª edição da feira acontece de 8 a 12 deste mês, em Rio Verde – GO. 

Na Casa da Embrapa, estarão à disposição os trabalhos e ações realizadas pela Empresa, visando ao melhoramento de cultivares e tecnologias para a agropecuária. Durante o evento, acontecerá o pré-lançamento de quatro cultivares de algodão – uma delas é a BRS 372: resistente à mancha de ramulária, com excepcional teto produtivo e boa qualidade de fibra. Serão apresentadas, também, pesquisas para a não contaminação da produção de leite por microrganismos e a importância da cultura do trigo como opção para a composição de sistemas de produção agrícola sustentáveis, em regiões do cerrado brasileiro de clima mais ameno.

Além da Embrapa Arroz e Feijão, que coordenará a participação da Empresa no evento, também estarão presentes as seguintes Unidades: Embrapa Algodão, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Soja, Embrapa Trigo, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Solos, Embrapa Cerrados, Embrapa Produtos e Mercado e Embrapa Informação Tecnológica.

Embrapa Algodão - Apresentará quatro cultivares em pré-lançamento: BRS 369 RF - Cultivar de ciclo médio-precoce, para cultivo em 2ª safra, espaçamento adensado, nos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; BRS 370 RF - Ciclo médio, para cultivo em 1ª ou 2ª safra em espaçamento normal com ampla adaptação; BRS 371 RF - Ciclo tardio e com resistência múltipla a doenças e nematoides para cultivo em 1ª safra; e a BRS 372 - Cultivar resistente a mancha de ramulária, excepcional teto produtivo e boa qualidade de fibra.

Além disso, o pesquisador da Embrapa Algodão, Paulo Barroso, ministrará palestra sobre as Perspectivas da biotecnologia para a cultura do algodão e o pesquisador Alexandre Cunha de Barcellos, abordará o Manejo de algodoeiros tolerantes a herbicida.

Embrapa Gado de Leite – Apresentará o “Kit Embrapa de Ordenha Manual” - Tecnologia social que se constitui de um conjunto de utensílios, peças, insumos e procedimentos de baixo custo que possibilita aos pequenos produtores produzir leite com reduzida contagem bacteriana; e o “Controle Estratégico do Carrapato” - Tecnologia de fácil aplicação que consiste em concentrar tratamentos nos meses de menores infestações do parasita.

Embrapa Milho e Sorgo – Apresentará o Sorgo de Corte e Pastejo - planta de rápido crescimento, resistente à seca, que apresenta grande rusticidade e pouca exigência quanto à qualidade do solo, além da facilidade de manejo para corte ou pastejo direto, excelente valor nutritivo e alta produção de forragem; o Sorgo Sacarino - opção promissora como matéria-prima para o etanol durante a entressafra de cana-de-açúcar, quando as destilarias de cana tradicionalmente ficam paradas, evitando a grande queda na produção de combustível, principalmente nos meses de março e abril.

Embrapa Soja – Apresentará 16 variedades de soja. Em especial, uma que é pré-lançamento: BR09-496RR - Ciclo precoce, crescimento indeterminado e resistente ao nematoide de cisto; e duas terão seus lançamentos realizados na oportunidade: BRSMG 772 - Ciclo médio, maior estabilidade de produção em presença da ferrugem asiática, o que também demanda menor número de aplicação de fungicida para controle da doença; e a BRSGO 6955RR - Cultivar de ciclo super-precoce, com elevado potencial produtivo.

Embrapa Trigo – Serão demonstradas duas tecnologias: “Inserção da cultura do trigo em sistemas de produção no Brasil Central” – Apresenta o Trigo como importante cultura para a composição de sistemas de produção agrícola sustentáveis em algumas regiões do Cerrado Brasileiro de clima mais ameno. Nestas condições, o trigo é alternativa para sucessão e rotação, com o aproveitamento do período de vazio sanitário; Sistema de Rastreabilidade Digital para Trigo (e-rastrear) - sistema de rastreabilidade digital, utilizado para identificar a procedência de produtos e disponibilizar as informações sobre a qualidade e o manejo adotado na produção, tendo como referência os registros obtidos em todas as etapas na cadeia produtiva.

Embrapa Mandioca e Fruticultura – Serão trazidas informações acerca da importância estratégica dos Bancos Ativos de Germoplasmas (BAGs) para conservação e exploração da agrobiodiversidade de espécies frutíferas tropicais e da mandioca, com foco na segurança alimentar da sociedade brasileira, para que se possa investigar as possibilidades de uso de espécies da biodiversidade e sua aplicação em produtos. A Embrapa Mandioca e Fruticultura mantém oito BAGs de espécies frutíferas (abacaxi, acerola, banana, citros, mamão, manga, maracujá e Spondias) e um de mandioca, onde estão caracterizadas amostras de vegetais importantes para o Brasil, visando preservar a ampla variabilidade genética desses materiais para estudos atuais e futuros.

Embrapa Solos – Apresentação do Tomatec, Sistema de produção de Tomates em resíduos de agrotóxicos, que envolve o trabalho de conservação de solo e água, com a introdução do plantio direto do tomate na palhada; Barragem Subterrânea, tecnologia alternativa de captação e armazenamento da água de chuva no interior do solo, instalada em locais situados em ponto estratégico do terreno, onde escorre o maior volume de água no momento da chuva. Acontecerá, ainda, demonstração do fertilizante organomineral granulado a partir de cama de frango, apresentação de Plot com compostagem e perfil de solo, e zoneamento agroecológicos.

Embrapa Cerrados – Apresentação do uso de pó de rocha como fertilizante e corretivo do solo, alternativa para reduzir custos de produção da agricultura. A “Rochagem”, como é conhecida a prática, se dá pela incorporação de rochas moídas ao solo, como forma de tornar a terra menos ácida e mais fértil. Os diferentes minerais existentes nas rochas também ajudam a recuperar solos pobres e a renovar a fertilização das áreas de exploração agrícola. Demonstração dos trabalhos de desenvolvimento do rebanho Nelore Mocho da marca BRGN, da Embrapa. Pesquisas em integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e soja.



Henrique de Oliveira - 1.960 MTb/GO
Embrapa Arroz e Feijão
Contato: (62) 3533-2108 | cnpaf.nco@embrapa.br

Edna Santos - MTB-CE 01700 JP
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
cnpa.sac@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao