Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Seminário discute desertificação, agroecologia e sustentabilidade na Paraíba

A Embrapa Algodão está presente no seminário Paraíba - Desertificação, Agroecologia e os Desafios da Sustentabilidade, promovido pelo Governo do Estado, nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Hotel Garden, em Campina Grande. O evento é uma homenagem à pesquisadora Ana Primavesi, pioneira na construção e difusão do conhecimento agroecológico na Brasil.

A abertura oficial contou com a participação do governador Ricardo Coutinho, que lançou o prêmio Ana Primavesi de Agroecologia e assinou um termo de cooperação técnica com a Embrapa, visando desenvolver ações conjuntas para o atendimento de atividades de transferência de tecnologias, preservação, recuperação de recursos naturais, treinamento e educação ambientais e de desenvolvimento sustentável, por intermédio das unidades de pesquisa Embrapa Algodão e Embrapa Semiárido. Na ocasião, a chefe-geral em exercício da Embrapa Algodão, Maria Auxiliadora Lemos Barros, representou o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes.

Na quarta-feira, o pesquisador da Embrapa Algodão, Fábio Aquino de Albuquerque ministrará palestra com o tema Algodão agroecológico: viabilidade técnica e econômica no contexto do semiárido. “Nós apresentaremos a experiência da Embrapa, que desde 2008 coordena o projeto Algodão em consórcios agroecológicos, em parceria com o Projeto Dom Helder Câmara, com ênfase na viabilidade técnica, econômica, aspectos ligados à organização dos produtores desde a produção até a comercialização e finalizando com a certificação participativa”, adiantou.

A palestra será coordenada pela pesquisadora da Unidade, Nair Helena Arriel.

Durante o evento, a Embrapa Algodão também está realizando exposição das suas tecnologias, com destaque para o algodão colorido e branco em sistemas de consórcios agroecológicos; sisal em consórcios, integrado a pecuária e artesanato; gergelim BRS Seda; amendoim; Mamona BRS Nordestina, Paraguaçu e Energia; além do Projeto manejo e conservação de solo e água.


Edna Santos - MTB-CE 01700 JP
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
cnpa.sac@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao