Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Embrapa Algodão contribui para formação de profissionais do ramo agropecuário

A cada ano a Embrapa Algodão abre suas portas para receber estudantes de diversas áreas, especialmente, Agronomia, Biologia, Química, e também da área administrativa. São em média 100 alunos vindos de instituições como a Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Vale do Acaraú, Faculdades Angloamericano, entre outras.

Orientados pelos pesquisadores da Unidade, em parceria com os respectivos professores, eles têm a oportunidade de atuar em laboratórios, casas de vegetação, pesquisas de campo e elaboração de artigos científicos, entre outras atividades.

Para o bolsista da Capes, Pablo Radamés, a experiência adquirida na Empresa é essencial para a formação de futuros profissionais. “A Embrapa Algodão está sendo muito importante na minha carreira acadêmica, pois a participação nos projetos de pesquisas e nos eventos realizados, assim como o apoio dos pesquisadores, contribui com a ampliação dos meus conhecimentos e na produção técnico-científica”, afirma.

Segundo ele, o estágio na Embrapa proporciona o embasamento teórico e prático, além de bases éticas que serão aplicadas na sua vivência profissional. “Hoje eu posso dizer que estou preparado para atuar como um pesquisador, um professor ou um engenheiro agrônomo, pois o que aprendi na Embrapa dificilmente é ensinado num curso superior”, declara.

O orientador de Pablo, pesquisador Odilon Reny Ribeiro, avalia que a Empresa também recebe sua contrapartida dos estudantes. “Nós aliamos a necessidade deles de complementar sua formação com a necessidade de ajuda nos nossos projetos de pesquisa. Aqui, eles aprimoram seus conhecimentos e também contribuem para gerar novas tecnologias” diz.

Atualmente, a Embrapa Algodão conta com 117 estudantes, entre bolsistas de graduação, pós-graduação e estagiários, lotados na sede da Unidade, em Campina Grande, e nos campos experimentais de Patos, Sousa, Barbalha, além de Mato Grosso e Goiás. 

Todos os estudantes recebem bolsas para ajuda de custo, com exceção dos que cumprem estágio curricular obrigatório. 

Os interessados em concorrer a uma vaga de bolsa ou estágio na Embrapa Algodão devem entrar em contato com o Setor de Gestão de Pessoas através do e-mail cnpa.estagio@embrapa.br.

Perfil

Pablo Radamés Cabral de França é graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, tem mestrado em Agronomia, e atualmente encontra-se no doutorado na mesma área, também pela UFPB, com bolsa pela CAPES. 

Na Embrapa, desenvolve trabalhos voltados à mecanização agrícola, com ênfase no desenvolvimento de máquinas de pequeno e médio porte para agricultura familiar.

“Iniciei meus trabalhos na Embrapa em 2009, onde participei do projeto intitulado Desenvolvimento e avaliação de descascador de mamona (Ricinus communis L.) de acionamento manual, que resultou no trabalho de mestrado com título ‘Desenvolvimento e avaliação de um protótipo descascador de frutos de mamona (Ricinus communis L.) e os efeitos na qualidade física e fisiológica das sementes’. Este foi um dos trabalhos mais influentes na minha carreira acadêmica, pois com a parceria da Embrapa Algodão juntamente com os pesquisadores envolvidos foram desenvolvidos diversos trabalhos assim como o Prêmio de melhor trabalho da área de Mecanização Agrícola no IV Congresso Brasileiro de Mamona, em 2010”, conta.

Em fevereiro de 2011, Pablo concluiu o estágio na Embrapa Algodão e, no mesmo ano, iniciou as atividades como bolsista de doutorado. Atualmente, desenvolve sua tese intitulada ‘Desenvolvimento de uma máquina deslintadora de Gossypium hirsutum L. e avaliação da qualidade fisiológica e vigor de suas sementes’, que está inserida no projeto aprovado pela Embrapa, com o mesmo título. 

“Em paralelo aos trabalhos de dissertação e tese desenvolvidas na Embrapa Algodão, venho desempenhando atividades em projetos na área de mecanização e de sementes voltadas para o sistema de produção de algodão, mamona, gergelim, sisal e amendoim, além de outras espécies estudadas em projetos parceiros de outras instituições. Foram projetadas e desenvolvidas máquinas como uma prensa móvel para extração do líquido do resíduo das folhas de sisal, um descascador de mamona de acionamento manual, duas semeadeiras de gergelim de pequeno porte e participação no desenvolvimento da miniusina itinerante de algodão”, relata.

Estes trabalhos resultaram na publicação de oito resumos expandidos em congressos internacionais (Portugal), nacionais e regionais, dez resumos simples em congressos nacionais e dois artigos aceitos para publicação em periódicos nacionais no ano de 2013 e um artigo em avaliação em periódico internacional (México).



Edna Santos - MTB-CE 01700 JP
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
cnpa.sac@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao