Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Chefe-geral participa de reuniões no Maranhão  
O chefe-geral da Embrapa Algodão, Napoleão Beltrão, participou de diversas atividades na região de Balsas, no Maranhão, no período de 3 a 8 de dezembro. Na agenda, reuniões com gestores da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, da Embrapa Soja e Embrapa Cocais, lideranças sindicais e associações de produtores rurais que congregam, somente no município de Balsas, cerca de 3.500 produtores familiares.

“Junto com a UEMA e a Embrapa Cocais, foram aprovados vários projetos a serem conduzidos na região de Balsas, com gergelim, caso da colheita mecanizada e manejo da cultura, com o uso de desfolhantes, feijão caupi, com testes de cultivares de ciclos e hábito de crescimento diferentes, mamona e algodão colorido para agricultores familiares", informou.

Segundo ele, durante as reuniões também foi planejada a realização do II Seminário sobre Avanços tecnológicos para o Agronegócio do Meio Norte: algodão, milho e soja. Previsto para maio de 2013, o evento será promovido pela UEMA e Embrapa, com a colaboração de diversas organizações privadas e governamentais. “Foi discutido também na UEMA, com a sua diretoria de Balsas, a possibilidade de se ter um curso de mestrado em produção vegetal, ou fitotecnia para 2014”, relatou.

Conforme Beltrão, a partir de fevereiro do próximo ano serão realizadas várias ações envolvendo os agricultores familiares na região, a exemplo das Unidades de Testes e Demonstração – UTD’s com gergelim e amendoim, além de cursos para transferência de tecnologias para esse público.

“A UEMA e a Embrapa, junto com a próxima gestão da Prefeitura de Balsas, ficaram de fazer o levantamento do pessoal da prefeitura ligados a agricultura, e do órgão do Estado sobre a transferência de tecnologias para se saber o que poderemos contar na próxima safra”, afirmou.

Napoleão Beltrão ainda ministrou duas palestras para técnicos, estudantes e agricultores e um minicurso sobre sustentabilidade, população humana e agressão à natureza para os alunos do curso de agronomia da UEMA de Balsas. 

Durante a passagem pelo Maranhão, o chefe-geral também concedeu entrevistas a TVs e rádios locais sobre a importância do agronegócio e da agricultura familiar e as tecnologias disponíveis para a agricultura nacional e internacional.




Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
E-mail: cnpa.sac@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao