Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Dia de Campo reúne cerca de 200 agricultores em Juarez Távora (PB)

Cerca de 200 agricultores participaram de um Dia de Campo sobre algodão no Assentamento Margarida Maria Alves I, no município de Juarez Tavorá - PB, nos dias 28 e 29 de outubro. O evento foi realizado pela AGEMTE - Assessoria de Grupo Especializada Multidisciplinar Tecnologia em Extensão, com a parceria da Embrapa Algodão, Emepa, entre outras instituições.

Durante o evento os agricultores de assentamentos, técnicos e autoridades dos municípios vizinhos tiveram a oportunidade de conhecer as experiências do assentamento com a produção de algodão agroecológico branco e colorido, estratégias para o manejo de pragas e o beneficiamento da produção feito pelos próprios produtores por meio da miniusina de 50 serras desenvolvida pela Embrapa Algodão.

Segundo o analista da Unidade, Felipe Guimarães, os participantes também trocaram experiências sobre a comercialização do algodão no mercado justo. “Eles analisaram as perspectivas de ganhos financeiros que podem ser três vezes maiores do que no sistema convencional e os benefícios de se trabalhar coletivamente”, relatou.

Também foram apresentadas outras tecnologias que vêm sendo utilizadas com sucesso no assentamento como as barragens subterrâneas, uma estratégia para produção de alimentos e com convivência com a estiagem.

“A gente sente um grande orgulho de ver pessoas de outros assentamentos virem aqui para conhecer o nosso trabalho com algodão orgânico e ficarem interessados em levar essa experiência para os assentamentos deles no próximo ano”, afirmou Margarida da Silva Alves, a Dona Preta, como é conhecida pela comunidade.

Assentamento Margarida Maria Alves

Criado em 1998, o assentamento Margarida Maria Alves conta com 37 famílias, que cultivam culturas como algodão, feijão, fava, macaxeira, entre outras. Desde o ano 2000, os agricultores beneficiam o algodão agroecológico na miniusina itinerante. “A maior parte da produção nós vendemos para a Coopnatural (cooperativa que trabalha com produtos têxteis de algodão colorido orgânico na Paraíba) e no ano passado nós exportamos para empresas do Reino Unido e da França”, comemorou.



Edna Santos - MTB-CE 01700 JP
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao