Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Agricultores do programa Biodiesel do Ceará conhecem pesquisas da Embrapa Algodão

Com o objetivo de conhecer como são desenvolvidas as pesquisas com oleaginosas na Embrapa Algodão, uma comitiva de 20 agricultores do programa Biodiesel do Ceará visitou a Unidade no período de 23 a 25 de outubro. Eles vieram dos municípios de Iguatu, Quixadá, Saboeiro e Cedro e foram acompanhados por técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA e Ematerce. A visita técnica teve início no campo experimental de Barbalha - CE, onde os produtores conheceram as pesquisas em área irrigada. Na sede da Unidade, em Campina Grande, eles participaram de palestras sobre as culturas da mamona, algodão, amendoim, gergelim e sisal.

 “Esse momento é uma oportunidade para que eles verifiquem como se iniciam os trabalhos que são levados a campo e assim entenderem como a semente chega até eles e a importância de seguir as orientações que são passadas pelos técnicos”, avaliou o coordenador estadual do Projeto Biodiesel, Ademarzinho Holanda.

“Essa visita foi muito boa porque tivemos informações sobre como proteger o solo e plantar corretamente para aumentar a produção”, destacou o agricultor Luís Honório Cândido, do município de Saboeiro, sertão dos Inhamuns.

Os agricultores aproveitaram o momento para planejar os plantios para o próximo ano. “Nós queremos fazer outro modelo de plantio, incluindo o algodão colorido no consórcio com a mamona por que esse tipo de consórcio produz muito bem”, disse Antônio Pereira de Andrade, também de Saboeiro.

Segundo ele, cerca de 80 produtores plantam a mamona no seu município. “A mamona foi uma das melhores culturas que já trabalhamos porque a gente colhe as outras culturas para alimento, como o milho e o feijão, e vende a mamona para a Petrobras”, afirmou. “A cultura é ótima, desde que tenha comprador certo”, alerta.

Já o agricultor José Ferreira Lima, de Quixadá, pretende adotar no ano que vem o sistema de consórcio algodão, mamona e gergelim porque observou uma redução das pragas com a inclusão do gergelim. “O gergelim é bom porque protege as outras culturas contra as pragas”, afirmou.

Para encerrar a programação, o grupo ainda conhecerá uma Unidade de Teste e Demonstração com a cultivar de mamona BRS Energia, em Lagoa Seca-PB e as atividades irrigadas, em Apodi-RN.

Programa Biodiesel do Ceará

Iniciado em 2007, o programa Biodiesel do Ceará é fruto de uma parceria entre o governo estadual, por meio da SDA, e a Petrobrás, Instituto Agropolos, Ematerce, cooperativas de produtores rurais, Via Campesina, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará, Banco do Brasil e universidades locais. O objetivo do programa é alavancar a cultura da mamona como principal matéria-prima para biocombustíveis.

Os agricultores cadastrados no programa recebem incentivo de R$ 200,00 do governo estadual para cada hectare plantado com a mamona, além de sementes, insumos agrícolas, assistência técnica e garantia de compra pelo preço mínimo de R$ 1,00 por quilo de cada cultura. Além da mamona, também são cultivadas outras oleaginosas como girassol, gergelim, amendoim e algodão. Atualmente o programa conta com 32 mil agricultores cadastrados, com uma área de aproximadamente 60 mil hectares.

As cultivares de mamona, gergelim e algodão utilizadas no programa Biodiesel do Ceará foram desenvolvidas pela Embrapa Algodão.




Edna Santos - MTB-CE 01700 JP
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao