Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Representante da australiana Ausagave visita Embrapa Algodão
A Embrapa Algodão recebeu, nos dias 19 e 20 de setembro, a visita de Don Chamber, representante da Ausagave - empresa australiana de melhoramento genético da Agave.  O objetivo da visita foi conhecer o sistema de produção da Agave sisalana (sisal) e, posteriormente, formatar acordo para transferência de material genético da Agave tequilana da Austrália para o Brasil, com foco na produção de biocombustíveis.

Segundo o pesquisador da Secretaria de Negócios da Embrapa (SNE), Frederique Abreu, que acompanhou a visita, a intenção de utilizar a Agave tequilana como uma nova cultura na região semiárida brasileira surgiu com um pedido de importação feito  pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf. “Tudo começou com uma visita realizada pelo Ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra, à Austrália ano passado, quando conheceu a  Ausagave, empresa australiana que realizou uma seleção de espécies da Agave tequilana, importadas do México”, relatou. “Essa visita foi feita porque  a Codevasf, em busca de novas oportunidades para a região onde trabalha, vislumbrou a utilização da agave como uma possível nova cultura”, completou.

Matéria-prima da tequila, a Agave tequilana é nativa do México, e já vem sendo utilizada como fonte energética para a produção de etanol na Austrália. A diferença entre a Agave tequilana e a Agave sisalana é que a primeira possui maior teor de açúcar e a segunda maior quantidade de fibras. 

Conforme o pesquisador da SNE, entre os produtos que poderão ser fabricados a partir da Agave tequilana estão o  etanol, energia a partir do bagaço, além de produtos de valores mais elevados como inulina, adoçantes, entre outros.

Na Unidade, os visitantes conheceram  o Laboratório de Cultura de Tecidos, assistiram a  apresentação sobre o sistema de produção da Agave sisalana, ministrada pelos  pesquisadores Odilon Reny Ribeiro, José Jaime Vasconcelos Cavalcanti e João Paulo Saraiva. Eles ainda visitaram um campo de sisal, a Cooperativa Agropecuária Mista de Pocinhos/PB – Campol, que beneficia o sisal produzido na região, e a Companhia de Sisal do Brasil - Cosibra, indústria de fios, cordas e tapetes, em João Pessoa/PB.


Sisal

Desde 1985,  a Embrapa Algodão tem trabalhado na pesquisa de novos sistemas de produção, controle de doenças e tecnologias para aproveitamento da fibra. O sisal é utilizado na confecção de cordas, tapetes, sacos, vassouras, artesanato, acessórios e também como componente automobilístico.





Edna Santos - MTB-CE 01700 JP
Colaboração - Alidiane Sousa
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao