Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Embrapa Algodão perde seu primeiro chefe e fundador
Faleceu, no último dia 20 de setembro, o primeiro chefe-geral e fundador da Embrapa Algodão, José de Alencar Nunes Moreira. O velório foi realizado no auditório principal da Unidade, com a presença de familiares e empregados.

O professor Alencar, como era conhecido pelos colegas, liderou o anteprojeto de implantação do Centro Nacional de Algodão (CNPA), no início de 1975. Em julho do mesmo ano, recebeu a incumbência de estar à frente da Unidade, permanecendo no cargo durante 10 anos.

Engenheiro agrônomo e pesquisador, ele também foi professor da Escola de Agronomia do Ceará, hoje Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Após aposentar-se da UFPB, foi efetivado empregado da Embrapa em 1981, como pesquisador, aposentando-se da Unidade em 1996.

Em reconhecimento pelo seu trabalho, no ano de 1981, foi agraciado com o Prêmio Frederico de Menezes Veiga, honraria concedida anualmente pela Embrapa àqueles que, no campo da pesquisa agropecuária, tenham-se destacado de forma efetiva e marcante na contribuição ao desenvolvimento agrícola nacional. A pedido do professor Alencar, a comenda ficará exposta na galeria dos ex-chefes da Unidade.



Edna Santos - MTB-CE 01700 JP
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br