Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Embrapa realiza missões na África pelo projeto Coton-4
A Embrapa promoveu mais duas missões na África neste mês, com o objetivo de realizar reuniões e capacitações de técnicos do projeto Coton-4. A primeira missão aconteceu no período de 3 a 7 de setembro em Burkina Faso e a segunda, de 9 a 15 de setembro, no Chade. Direcionadas a técnicos difusores e produtores líderes, as missões tiveram como tema central o “Conceito de Boas Práticas Agrícolas voltadas ao Controle de Pragas”. Na programação, palestras sobre métodos de controle das pragas do algodoeiro, espécies nocivas à cultura do algodão nos diferentes estágios de desenvolvimento, práticas de luta integrada contra pragas e transferência de tecnologia – metodologia de difusão.

Segundo o pesquisador da Embrapa Algodão, José Ednilson Miranda, a missão foi uma etapa crucial para a disseminação dos conhecimentos desenvolvidos pelos pesquisadores dos cinco países envolvidos no projeto - Brasil, Benin, Chade, Mali e Burkina Faso - sobre o sistema de produção da cultura do algodoeiro. “Esta missão teve por objetivo consolidar os conhecimentos trabalhados durante os três anos do Projeto Coton-4, enfocando os diversos aspectos ligados ao controle integrado de pragas em conteúdo e linguagem adaptados ao público-alvo (técnicos e produtores)”, afirmou o pesquisador.

Conforme Miranda, a primeira fase do projeto consolidou a interação entre os pesquisadores dos países do Coton-4 e os do Brasil. “Os pesquisadores, técnicos e produtores dos países do Coton-4 que têm participado do projeto estão entusiasmados e enfatizaram a importância do projeto para cada um dos países membros, especialmente, quanto ao fortalecimento das instituições de pesquisa e do papel dos pesquisadores. Eles ratificaram que desejam continuar as pesquisas iniciadas na fase I do projeto Coton-4 e que as experiências adquiridas desde o início dos trabalhos foram fundamentais para a melhoria do rendimento do algodoeiro”, avaliou o pesquisador. “Além disso, ocorreram articulações, trocas de experiências e conhecimentos entre as diferentes equipes de Pesquisa e Desenvolvimento de cada país. Isso é fundamental para o avanço científico de qualquer país e resultará no fortalecimento da cotonicultura”, completou.

Além das palestras dos profissionais da Embrapa, esta etapa do projeto também contou com capacitações ministradas por pesquisadores locais, com o apoio da Empresa. “Essa é uma maneira de passar a bola para eles, pois uma hora o projeto vai terminar e eles deverão continuar o trabalho sozinhos”, pontuou.

As missões contaram com a participação do pesquisador da Embrapa Algodão, José Ednilson Miranda, que palestrou sobre inimigos naturais e controle biológico das pragas do algodão, e Raul Porfírio, abordando o tema Trichogramma (vespa utilizada no controle biológico das pragas do algodoeiro), além de Geraldo dos Santos Oliveira e Gildo Araújo, ambos do setor de Transferência de Tecnologia, Adriana Mesquita (Secretaria de Relações Internacionais), José Geraldo di Stefano (Coordenador do Programa C-4 pela Embrapa) e Mohammed Hadjab (intérprete da Agência Brasileira de Cooperação – ABC/MRE).

Coton-4

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Algodoeiro dos Países do Coton-4 é composto por Benin, Burkina Faso, Chade e Mali. É coordenado pela Embrapa em conjunto com a Agência Brasileira de Cooperação – ABC, do Ministério das Relações Exteriores, e visa contribuir para o desenvolvimento do setor algodoeiro nos países do Coton-4, dentro do espírito de Cooperação Sul-Sul.

Iniciado em 2009, o programa consiste no apoio do governo brasileiro por meio de atividades de transferência de tecnologia e capacitação de pesquisadores dos quatro países em temas como controle biológico de pragas, manejo e fertilidade do solo, e melhoramento genético do algodão.

Entre os resultados obtidos pelo Coton-4 estão: a implantação de uma estação experimental de Sotuba, em Bamako, no Mali; introdução e validação do conhecimento nas áreas de melhoramento genético, solos, nutrição de plantas, plantio direto e manejo integrado de pragas; capacitação de pesquisadores, técnicos e agricultores líderes dos países do Coton-4 em novas tecnologias de produção de algodão.



Edna Santos - MTB-CE 01700 JP
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Algodão
Contato: (83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br