Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Pesquisadores da Embrapa Algodão participam de seminário nos EUA

Cinco pesquisadores da Embrapa Algodão realizaram, na semana passada, visitas técnicas a duas universidades dos Estados Unidos - a Texas A&M e a Texas Tech University - e ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês). O objetivo principal foi participar de um seminário sobre as pesquisas recentes envolvendo o algodão, desenvolvidas por essas instituições e empresas parceiras como a Monsanto e a Bayer.

Participaram do evento os pesquisadores da Unidade no Núcleo Cerrado, Camilo de Lelis Morello, Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira, José Ednilson Miranda e Ana Luiza Dias Coelho Borin, além de Liv Soares Severino (em pós-graduação nos EUA) e de representantes da Fundação Goiás e do Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão em Goiás – Fialgo.

De 13 a 17 de agosto, a comitiva participou de atividades como palestras, discussões, visitas a áreas experimentais e laboratórios das universidades e empresas parceiras. “As visitas aos campos experimentais foram importantes para observação de sistemas de produção, irrigação, adubação, rotação de culturas e maquinário para pesquisa”, relatou a pesquisadora Ana Luiza Borin.

Durante esses cinco dias foram discutidos temas como: Programa de melhoramento visando eliminação do gossypol (substância química encontrada nas sementes de algodão), aumento do teor de óleo, qualidade de fibra e tolerância à seca e outros estresses abióticos (salinidade, temperatura); Programa de erradicação e pós-erradicação do bicudo (estratégias para armadilhamento e acompanhamento dos índices de incidência); Transgenia (resistência a herbicidas, doenças, pragas e estresse hídrico); Bancos de germoplasma e Qualidade de fibras (laboratórios para avaliação e critérios).

“Além disso, ocorreram articulações, trocas de experiências e conhecimentos entre os pesquisadores e produtores das diferentes instituições envolvidas e visitadas. Foi possível observar os avanços em pesquisa nas diferentes áreas abordadas, que contribuirão para o desenvolvimento de novas pesquisas realizadas pela equipe que participou do evento”, completou Miranda.

Edna Santos (MTB-CE 1700)
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Algodão
Contato:(83)3182-4361
edna.santos@embrapa.br